Itália: Como vim parar aqui?

By Tati Bertucci - janeiro 03, 2018

Tati Bertucci Italia Quero Ir

Em outubro de 2017 eu viajei pela primeira vez para a Itália com o principal objetivo de reconhecer minha cidadania italiana.

Para vocês terem uma ideia, viajar para Itália não estava nos meus planos. Mas isso já aconteceu comigo outras vezes, de algo fora dos meus planos aparecer e eu decidir aproveitar a oportunidade, como foi o que aconteceu com minha viagem para o Egito.

Minha irmã decidiu ir para a Itália para fazer o processo de cidadania italiana e me convenceu a ir também, para fazermos isso juntas.

Meu plano inicial era aproveitar a ótima companhia dela, fazer meu processo também e conhecer o máximo de coisas que desse para conhecer na Itália e que coubesse dentro do meu orçamento.

Como compartilho meu estilo de vida nas redes sociais e no canal, já surgiram algumas dúvidas frequentes sobre essa minha experiência e nesse post vou responder todas elas. 😊


Você vai morar na Itália para sempre? Quanto tempo vai ficar?

Sinceramente, ainda não sei quanto tempo vou ficar. Assim que meu objetivo principal for concluído (ter minha cidadania italiana reconhecida), vou analisar e decidir se volto para o Brasil, se fico aqui mais um tempo ou se vou conhecer outros países.

Atualização 30/01/2018: Hoje a minha cidadania italiana foi reconhecida! \o/ Decidi ficar mais um tempo na mesma cidade, Chieti. Continuo trabalhando na internet e estou juntando dinheiro para os próximos objetivos.  :)


Você já tem o passaporte europeu?

Ainda não. Iniciei o meu processo aqui na Itália no dia 9 de outubro e ele continua em andamento. Assim que ficar pronto, eu volto aqui para atualizar o post com a fotinha do meu passaporte e a informação do tempo que demorou.  :)

Atualização 30/01/2018: Já posso fazer o meu passaporte europeu agora, mas ainda não fiz. 😝


Você pode dar dicas sobre o processo de cidadania italiana?

Eu fiquei totalmente por fora da parte burocrática do processo e quem cuidou de tudo foi minha irmã. Tem gente que até contrata um assessor para cuidar do processo por não gostar de burocracia (assim como eu).

Mas como isso é caro, e minha irmã adora uma pesquisa, ela se jogou na busca por "Cidadania Italiana" no Google. O que a ajudou bastante foi o site www.minhasaga.org. Além do blog com dicas, há disponível um livro online chamado Saga Book com o passo a passo completo do processo. 😉

Outra dica que posso dar é que comecem a estudar italiano antes de vir para cá, para já chegar sabendo alguma coisa, porque aqui na minha cidade pelo menos, pouquíssimos italianos falam inglês ou outro idioma.

Em 3 meses aqui, ainda estou com dificuldades de me comunicar em italiano e gostaria de ter estudado mais. 😕


De onde é a sua família italiana?

Meu bisavô era italiano e ele nasceu na cidade de Pádua, na região do Vêneto, na Itália.


Por que escolheu morar em Chieti?

Porque meu primo tem um amigo italiano que tem várias casas para alugar e a dessa cidade era a única que cabia no nosso orçamento! 😂

A princípio achei que eu ficaria com tédio ao sair de Campinas/SP para passar um tempo na Itália, vivendo numa cidade de apenas 56 mil habitantes (Campinas tem 1 milhão de habitantes).

Mas o mais legal da vida é quando não criamos expectativas ou criamos expectativas baixas e somos surpreendidos, porque achei a cidade muito charmosinha. Mostrei Chieti nesse vlog do canal:



Além da arquitetura antiga e bonita da cidade, eu vivi aqui um dos meus momentos mais especiais, que foi ver a neve pela primeira vez:


Eu também compartilhei com vocês o sonho que eu tinha de morar perto da praia, para eu poder ficar olhando o mar com mais frequência, que é algo que me faz muito bem.

E eu me surpreendi muito ao chegar aqui e me deparar com paisagens tão bonitas, como mostrei nesse vlog:


Se você está planejando vir para a Itália, eu recomendo muito começar por Roma, que foi uma das cidades mais encantadoras que já visitei. Aqui no blog eu fiz um post sobre Quanto custa uma viagem para Roma + Meu Roteiro de 4 dias em Roma.

Se você tiver mais alguma dúvida, por favor deixe nos comentários que irei responder. Assim fica mais fácil de todo mundo encontrar a informação que precisa ou que tem curiosidade em um único lugar! 😊

Para me acompanhar mais de perto, se inscreva aqui no meu canal, siga aqui as postagens do blog e também me acompanhe nas redes sociais. 💋

  • Compartilhe:

Veja também:

6 comentários

  1. Muito bacana,Taty!!!! Que recusa sabia e que legal que sua irmã e primo estão juntos nessa saga não deixando ninguém desanimar!!!! Parabéns pelo post!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!! Já estive duas vezes na Itália e amo esse país. Com certeza está na minha lista de países para se morar haha

    Tenho uma pergunta com relação a se manter por aí. Você já conseguiu algum trabalho, ou esse tempo sem trabalhar já estava no seu orçamento inicial?
    Tenho muita vontade de fazer o que você fez, mas tenho medo de não conseguir trabalho ou algo assim, tendo que voltar para o Brasil.
    Parabéns novamente pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :D
      Hoje em dia eu trabalho na internet, com edição de vídeo freelancer. Não tenho um trabalho na Itália, pelo menos por enquanto :)

      Excluir
  3. tbm estou planejando de ir para Itália tirar minha cidadania, tenho medo mas vou mesmo assim. Gostei do seu canal e do blog, abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)