Como ter uma vida mais produtiva e equilibrada

By Tati Bertucci - janeiro 25, 2018


Chegou a hora de compartilhar a minha melhor dica para aumentar a produtividade, algo que eu queria dar um jeito há muito tempo, só não sabia como.

E, diferente do que eu pensava, pra melhorar a produtividade é importante ter um estilo de vida equilibrado e não é um aplicativo ou planilha que iria causar uma revolução na minha vida!

E essa revolução realmente chegou, quando fiz algumas mudanças na minha rotina que vocês vão entender melhor lendo o post a seguir.  ;)


6 dicas para aumentar a produtividade e o equilíbrio emocional


1) Sair da rotina



Uma das coisas que me ajudam a manter o foco no trabalho é sair da rotina de vez em quando, então talvez isso também funcione com você.

Eu trabalho em casa numa mesa de escritório, mas às vezes olho pra ela e não me dá a mínima vontade de sentar lá e produzir.

Daí certo dia decidi trocar de cômodo e percebi que o ânimo voltou quase que instataneamente, porque eu só estava precisando mudar um pouco de ambiente.

Então geralmente eu trabalho na mesa, até porque fico numa posição mais agradável para as minhas costas, mas em dias que preciso de uma nova perspectiva vou para o meu quarto e trabalho sentada na cama ou mudo um pouco a ordem das tarefas do dia e é maravilhoso!

Se você não trabalha em casa, por favor não me mate, eu sei que não dá pra mudar de mesa no escritório, então vamos para as próximas dicas. 😁


2) Ser feliz


Se sentir feliz é essencial para conseguir trabalhar melhor, ter ideias, ser produtivo. E é claro que não são todos os dias que acordamos felizes, principalmente as mulheres que se sentem estressadas na TPM, como eu.

Nos dias mais tensos de estresse eu costumo ver vídeos que sei que vão me fazer rir. Eu também amo dias de sol e praia, isso me faz muito bem, e quando está um dia lindo e estou estressada, tento me sentar no sol um pouco ou até caminhar numa praia próxima de casa para olhar a paisagem e deixar as preocupações irem embora, para eu poder voltar ao foco novamente.


3) Ouvir músicas


O que faz o meu dia ser mais alto astral é começar ouvindo músicas! E o estilo depende do que estou afim de ouvir no dia.

Se você não tem o costume ainda, comece a fazer playlists com suas músicas favoritas e crie o hábito de escuta-las diariamente.

Eu nunca mais deixei a casa no silêncio, estou sempre ouvindo música. As minhas playlists estão no Spotify e se você quiser escutar é só pesquisar 'Tati Bertucci'.

E na hora de trabalhar, eu opto por músicas instrumentais ou só com batidas, porque quando têm letras eu acabo me distraindo um pouco.

Usar fones de ouvido que isolam o som do ambiente, me ajudam a me desconectar do mundo exterior e focar nas minhas atividades na frente do computador.


4) Meditar diariamente


Depois que comecei a praticar meditação, passei a observar algumas atitudes e pensamentos que não me faziam bem, pra poder eliminá-los. Comecei a me sentir mais tranquila, positiva, organizada e focada pra fazer o que preciso fazer e deixar de lado o que não me acrescentava em nada.

→  Antes de começar a meditar, assisti esse vídeo com orientações da Monja Coen.

→  E pra me ajudar na meditação diária eu uso o aplicativo Insight Timer.


5) Ter uma alimentação saudável


Ter uma alimentação de qualidade dá mais energia pra mente e pro corpo pra executar as atividades do dia a dia. Comendo menos doces, massas e alimentos industrializados, meu estresse diminuiu muito e melhorou meu humor, minha disposição e fez a dor de cabeça recorrente desaparecer (é sério, eu tomava muito remédio para dor de cabeça).

E não é difícil viu gente. Na hora que estiver no mercado para fazer compras, é só pensar em comidas naturais, que nascem na terra e não as criadas pelo homem em indústrias, onde são colocados vários componentes artificiais.

Muita gente pensa que comer saudável é ir naquelas lojinhas de comidas fitness onde tudo é caro, mas quando compramos as comidas da terra, como legumes, verduras, frutas, arroz, cogumelos, a compra sai bem mais barata, a gente se alimenta melhor, sente menos dores, fica menos doente, tem mais disposição, fica mais feliz e ainda mais produtivo.

Essa mudança, além de ter me inspirado a aprender a cozinhar, fez com que eu sentisse muito mais o sabor dos alimentos, e agora eu acho as comidas de restaurantes fast foods, por exemplo, nada saborosas.

Eu adoro colocar uma música, fazer minha comidinha e sentir todo o sabor que ela tem. Então esse é um hábito que faz super bem pra mente e ainda deixa nosso corpo e nossa pele muito mais bonitos.

Abaixo indico alguns canais que me inspiraram a ter uma alimentação saudável:

→ Izabelle Coe: é nutricionista e, inclusive, ela é a pessoa que me inspirou a comer bem, com alimentos da terra e não industrializados.

Toda mudança no início não é fácil, a gente sente falta do chocolate e do pastel, mas como ela diz, em 20 dias o corpo é reprogramado e quando ultrapassamos esse início bem sofrido, isso se torna um hábito tão natural, que não queremos mais abandonar.

E seguindo o conteúdo dela também tive o maior estímulo do mundo pra começar a meditar. Serei eternamente grata! Canal da Iza.

→ Simone Bach: também é nutricionista e ensina várias receitas saudáveis e fáceis de fazer. O que mais gosto no conteúdo dela é que, mesmo na época em que eu não sabia cozinhar nada, aprendi do zero a como lavar cada alimento, como cozinhá-lo e também o tempo que posso armazena-lo no congelador pra deixar a vida mais prática! Canal da Simone.

→ Mayra Cardi: ela é life coach e adoro segui-la porque é positiva, divertida e ensina receitas de "gordices saudáveis". Ela sempre fala que comer saudável não significa que vamos comer algo ruim e que até a comida saudável pode ser super gostosa! Canal da Mayra.


6) Praticar atividade física


Esse não é um hábito novo que acrescentei na minha vida, porque sempre gostei de ir na academia. Além de me proporcionar bem estar (por mais estressada que eu tivesse no dia saía de bom humor), quando me olho no espelho e vejo os resultados fico com a auto-estima elevada e me sinto feliz. E como disse acima, se estamos nos sentindo bem e felizes, somos mais produtivos.

Nesse exato momento que escrevo esse post estou na Itália, e por enquanto não me matriculei numa academia aqui, então procuro fazer exercícios em casa.

Eu pesquiso "treinos em casa" no YouTube e vejo algumas ideias de exercícios que posso fazer com meu próprio corpo.

Se você for fazer isso pela primeira vez e não tem experiência de ter feito exercícios na academia acompanhada de um profissional, fique bastante atenta à sua postura para não se machucar, faça alongamentos e também pesquise exercícios para todas as partes do corpo, para não desenvolver mais uma parte do corpo do que a outra.

E se esse tipo de exercício não é a sua praia, procure um esporte ou qualquer outra atividade física para você se movimentar e ajudar a cuidar da saúde do seu corpo e mente.  :)


Além dessas dicas, se dê presentes de vez em quando, mude o visual, faça as coisas que tem vontade, porque isso tudo deixa a gente mais feliz, equilibrado e, consequentemente, mais produtivo nos estudos e no trabalho, pra conquistar cada vez mais coisas.

⛦⛦⛦

“Seu nível de sucesso raramente irá ultrapassar o seu nível de desenvolvimento pessoal, porque o sucesso é algo que você atrai pela pessoa que você se torna” - JIM ROHN

⛦⛦⛦

Agora quero aproveitar o conteúdo pra falar sobre desenvolvimento pessoal. Eu comecei a cuidar mais dos meus pensamentos e ações em 2017 e continuo sempre tentando evoluir.

Existem muitas "crenças limitantes" e "regras da sociedade" que percebi que afetavam as minhas escolhas e a minha felicidade.

Indico a vocês dois canais do YouTube que foram os que mais me abriram a mente com relação a seguir os meus sonhos sem me sentir incapaz, me comparar com os outros ou me preocupar com o que os outros podem pensar de mim.

Tirando essas coisas da cabeça me senti bem melhor e mais produtiva e isso pode te ajudar também, caso esteja de coração aberto, a  eliminar o medo de ser você mesmo, fazer as coisas que tem vontade e conquistar seus objetivos, que tem tudo a ver com o que sempre falo por aqui.

→ Gisela Vallin: ela é psicóloga e astróloga e faz conteúdos sobre Lei da Atração e relacionamentos em geral. Veja o canal dela.

→ Arly Cravo: ele é coach de relacionamentos e faz live toda semana no canal dele abordando esse assunto de forma leve. Veja o canal dele.

→ Sweet Carol: ela é uma youtuber que ficou muito conhecida pelos vídeos de ASMR, que ajudam a relaxar pra dormir e que também ajudam a acalmar pessoas que têm ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Ela também faz vídeos de conversa que contribuem nesse sentido, além de outros temas que são bem legais de assistir, porque ela é muito fofa. Veja o canal dela.


Fazia um tempão que eu queria compartilhar esse conteúdo com vocês e acho que chegou a hora! haha

Deixe um comentário pra eu saber se foi útil e também pra compartilhar as suas próprias dicas comigo e com os outros leitores.

Ah, aproveita pra se inscrever no meu canal aqui e seguir as postagens do blog aqui. ❤️

  • Compartilhe:

Veja também:

6 comentários

  1. Olá Tati achei suas dicas bem interessantes vou tentar praticar algumas delas, sua escrita sempre impecável, objetiva viciado ler seus posts bj

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas, esses assuntos sempre me chamam a atenção, também costumo falar sobre desenvolvimento pessoal e comportamento humano no meu blog, é sempre bom tentar ajudar outras pessoas através dos textos.
    Parabéns pelo blog! =)

    Ana Camargo | Palavras Detalhadas

    ResponderExcluir
  3. Adorei de verdade esse post. Sobre a alimentação, estou tentando ser mais saudável, esse ano decidi cortar carnes industrializadas, acho que aos poucos eu chego lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai fazendo aos poucos, pra ir se acostumando e virar um novo estilo de vida. Sempre que tentei mudar drasticamente não dava certo, e todas essas mudanças que citei no post ocorreram ao longo dos 12 meses de 2017 😊

      Excluir

Obrigada por comentar! =)