Finanças

LCA e LCI: o que é e em qual investir?

junho 17, 2017

LCA e LCI: o que é e em qual investir?

LCAs e LCIs são investimentos de Renda Fixa, ou seja, que possuem uma data de vencimento e garantia de lucro no valor investido, diferente da Renda Variável (Ações, Câmbio, Ouro e Derivativos), onde não há como saber quanto o investidor irá receber, podendo ser bem mais, mas também pode rolar prejuízo.

Se esse é o primeiro post sobre Finanças que você vê aqui no blog, preciso te explicar que decidi criar essa categoria pra compartilhar o que tenho aprendido sobre investimentos na internet.

Quando aprendo algo novo, eu faço anotações pra eu reler depois caso eu esqueça, e achei que seria legal fazer essas anotações em formato de post no blog, pra que mais pessoas que estejam interessadas no assunto possam começar a se informar e se inspirem a investir também.

O primeiro post foi sobre Tesouro Direto, que é um investimento fácil e que dá pra começar com pouco dinheiro (por volta de 50 reais). Já pra investir em LCA e LCI é preciso um valor bem mais alto, a partir de R$5.000,00.

As LCAs e LCIs rendem mais do que os títulos do Tesouro Direto, primeiro porque não descontam Imposto de Renda e segundo porque possuem taxas de juros maiores em algumas corretoras, e essa é a grande vantagem desse tipo de investimento.

Se você nunca investiu, está acostumado somente com a Poupança, comece a aplicar no Tesouro Direto pra acumular uma quantia razoável, para que possa partir pra outros investimentos, como as LCAs e LCIs.

E não se esqueça que deixar dinheiro na Poupança é perda de grana, porque rende muito pouquinho.  ;)

O que é LCA e LCI?


LCA e LCI são investimentos de renda fixa que têm data de vencimento, assim como os títulos do Tesouro Direto e rendem mais por não descontar o IR e por causa das taxas mais altas.

É preciso respeitar a data de vencimento de cada uma, por exemplo, se uma LCA vence daqui 1 ano, você precisa aplicar sabendo que seu dinheiro vai ficar lá e você só vai pegar daqui 1 ano com os lucros, porque se quiser tirar antes vai acabar tendo preju!

As LCAs e LCIs são emitidas por bancos e é preciso procurar uma corretora pra poder começar a investir. Basicamente é isso, mas pra detalhar melhor o que significam as siglas e como esse investimento surge no mercado, é só ler a explicação a seguir.

LCA = Letras de Crédito do Agronegócio

LCI = Letras do Crédito Imobiliário

Pra exemplificar a LCA, supomos que um produtor rural vende sua produção pelo valor total de 1 milhão de reais e irá receber esse valor em 10 vezes de 100 mil reais.

Pra ele poder antecipar o recebimento desse valor e investir em uma nova safra, ele procura um banco que vai emitir uma LCA e vai fazer o pagamento à vista pra ele, só que de um valor menor, por exemplo, 800 mil reais.

O produtor estará recebendo menos do que se esperasse os 10 meses, mas como ele precisa do dinheiro agora pra não perder a nova safra, é um bom investimento pra ele. Já o banco receberá os 1 milhão de reais em 10 meses, mas ganhará com essa diferença.

E ao emitir a LCA, quem investe ganha com os lucros do investimento e o banco usará esse valor do investidor pra continuar emprestando dinheiro e fazer suas negociações.

Já no caso da LCI, supomos que um empresário possui um prédio de 10 andares, onde ele vende todos os apartamentos pelo valor total de 5 milhões de reais, mas os compradores financiaram o pagamento em 20 anos.

Pra adiantar o recebimento e poder investir em novos empreendimentos, o empresário procura um banco que assume esse financiamento e em troca paga 4 milhões ao empresário e emite uma LCI no mercado.

Nesse trâmite de adiantar o pagamento ao produtor rural ou ao empresário, o banco lucra justamente por pagar um valor menor. E, ao emitir as LCAs e LCIs, o mercado se mantém em movimento, porque a produção não para e as pessoas que investem nas letras de crédito também lucram a longo prazo.

As LCAs e LCIs têm garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que garante a devolução de até R$250.000,00 por banco e por CPF, caso haja algum problema como, por exemplo, o banco quebrar e não poder devolver seu dinheiro.

Então se seus investimentos, incluindo o rendimento, somam a quantia de até 250 mil reais, você pode ficar tranquilo, que é impossível perder esse dinheiro. \o/


Em qual investir?


Existem três formas de investir nessas letras de crédito e o investidor vai escolher a que atende melhor aos seus objetivos, quanto à taxa e quanto ao prazo.

É possível ver essas informações de taxa e prazo no painel da corretora de valores. Dá uma pesquisada nas opções do mercado e escolha aquela que você achar melhor.  ;)

Prefixado: nos investimentos prefixados é possível saber na data do investimento exatamente quanto irá receber na data de vencimento da LCA ou LCI, porque a taxa de juros é fixa.

Indexadas ao CDI: são LCAs e LCIs com rentabilidade atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é uma taxa que varia diariamente. Nesse vídeo aqui dá pra entender de uma forma fácil e bem divertida o que é o CDI.

Indexadas à Inflação: nesse tipo existe uma taxa fixa, acrescida da taxa da inflação, que varia diariamente, portanto, é uma combinação de pré fixado com pós fixado. O índice de inflação pode ser o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) ou o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado).

Essa parte pode parecer um pouco complicada, mas você não precisa tomar as decisões sozinho. Antes de investir dá pra conversar com os profissionais da corretora sobre seus objetivos, por exemplo, você conta pra eles que irá precisar usar esse dinheiro na data X ou que você quer investir somente pra formar patrimônio, enfim, cada investimento pode ser mais adequado pra determinado objetivo.

No final das contas, é só uma questão de dar o primeiro passo e começar a investir, assim podemos juntar mais grana e conquistar mais objetivos. 

Pra elaborar esse post eu vi vários vídeos no YouTube, inclusive o webinar abaixo que deixo aqui pra quem quiser assistir profissionais do mercado financeiro falando sobre o assunto:



Comenta aqui embaixo se você está gostando das dicas de Finanças aqui do blog, se eu expliquei de um jeito fácil ou se dá pra melhorar haha. E se quer que eu continue compartilhando o que ando aprendendo sobre investimentos na internet.  \o/

Você pode seguir as postagens do blog no Bloglovin' pra receber notificação por e-mail sempre que tiver atualização por aqui e me seguir no Instagram, porque lá faço Stories pra ir contando as novidades. 

Veja também:

0 comentários

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal