Finanças

Tesouro Direto: o que é e em qual título investir?

maio 06, 2017

Tesouro Direto: o que é e em qual título investir?

Tesouro Direto é um tipo de investimento muito mais lucrativo do que a poupança, que permite investir valores baixos e também dá pra fazer tudo sozinho, porque além de ser fácil, tem muita informação sobre o assunto na internet.

Eu conheci o Tesouro Direto há um tempão atrás, pesquisando sobre finanças na internet, cheguei a investir mais de uma vez, mas nunca foi algo contínuo.

Agora decidi voltar com tudo, principalmente depois de me dar conta de quanto dinheiro gastei sem planejamento, mas como diz o "velho deitado": antes tarde do que nunca! kkkkkkkkkkk

Quem me acompanha já sabe que não sou nenhuma profissional da área. Sou uma pessoa igual a você, que deve ter chegado aqui porque quer aprender a investir de um jeito fácil e conquistar mais objetivos na vida.

Hoje é um sábado e ao invés de fazer maratona da 2ª temporada de Sense8, que acabou de sair na Netflix, vou fazer maratona de 3 horas de vídeos sobre Tesouro Direto e decidi compartilhar aqui pra quem quiser fazer isso junto comigo.

Isso significa que se você não entender nada, te indico fortemente a entrar em contato direto com uma corretora, porque lá tem vários profissionais que podem te ajudar com dúvidas específicas.

A seguir tem minhas anotações sobre Tesouro Direto e os vídeos que me ajudaram a saber mais sobre o assunto.  ;)


O que é Tesouro Direto?

É um Programa do Tesouro Nacional que vende títulos públicos pra pessoas físicas. O dinheiro que investimos é usado pra ajudar a financiar a dívida pública do Brasil e outros programas do governo como educação, saúde e infraestrutura, ou seja, emprestamos dinheiro pro governo e recebemos tudo com juros depois.

Esses títulos são vendidos pela internet e pra investir precisamos nos cadastrar em uma corretora, que funciona como uma intermediária disponibilizando os títulos públicos pra pessoas físicas.

Veja aqui o passo a passo pra começar a investir no Tesouro Direto.

O Tesouro Direto é classificado como Renda Fixa, porque é um investimento que tem uma data de vencimento e ele também tem um indexador de rentabilidade, que pode ser a taxa selic ou a inflação.

Quando são atrelados à taxa selic, os títulos têm duas opções de rendimento: pré-fixado e pós-fixado. No pré-fixado você consulta a taxa no momento da compra, então consegue calcular e saber exatamente quanto vai receber na data de vencimento desse título e no pós-fixado o rendimento é calculado diariamente conforme o movimento da taxa selic.

Por fim, o título público atrelado à inflação combina as opções pré e pós-fixado, porque usa o IPCA que é um dos índices que mede a inflação, mais uma porcentagem que é fixada pelo Tesouro Nacional no dia que estiver investindo.

Tem risco? Sim, o risco é o Tesouro Nacional "dar o calote" e não pagar pelo investimento, mas essa possibilidade é tão remota quanto o banco em que você deixa o dinheiro guardado na poupança dar um sumiço no seu dinheiro.


Em qual título investir?

Depois de entender o que é Tesouro Direto e saber quais são os títulos disponíveis, é hora da gente saber em qual investir pra cada objetivo que a gente tem. Bora lá?

Tesouro Selic: está atrelado à selic, que é a taxa básica de juros e tem liquidez diária, o que significa que conseguimos sacar quando quisermos.

Ele é o título indicado pra fazer uma reserva de emergência e pra quem pretende investir uma quantia de dinheiro por pouco tempo, porque permite sacarmos o dinheiro antes do vencimento, sem ter prejuízo.

Já pros títulos IPCA e Pré-fixado, é super importante respeitar a data de vencimento, senão podemos acabar perdendo dinheiro.

Na hora de resgatar qualquer título do Tesouro Direto, é preciso pagar Imposto de Renda sobre o que lucramos (não sobre o valor investido) e a alíquota varia de acordo com o tempo em que o dinheiro ficou investido, como você pode ver abaixo:

22,5% de 0 até 180 dias;
 20,0% de 181 até 360 dias;
 17,5% de 361 até 720 dias;
 15,0% acima de 720 dias.

Pra aprender mais sobre o Tesouro Selic eu assisti esse vídeo:



Tesouro Prefixado: ele é o título indicado pra quem tem um objetivo mais longo, daqui a 2 ou 3 anos, por exemplo, como comprar um carro ou fazer uma viagem. Nele dá pra saber exatamente quanto vamos receber na data do vencimento e é bom respeitar essa data pra não recebermos menos do que o previsto.

Por exemplo, se o objetivo é juntar R$10.000,00 ao final de dois anos pra fazer um intercâmbio, dá pra calcular quanto você tem que investir agora e a cada mês pra chegar nesse valor exato dentro do prazo.

No vídeo abaixo tem mais informações sobre o Tesouro Pré-fixado:



Tesouro IPCA: está atrelado à inflação, portanto, se ela sobe, ganhamos junto. Esse título paga o IPCA + taxa pré-fixada e há duas formas de recebê-lo, que é a principal ou com juros semestrais.

No principal você recebe o valor investido mais os juros na data de vencimento e na segunda opção você recebe os juros a cada 6 meses. O Tesouro IPCA que paga juros semestrais é indicado pras pessoas que querem um complemento de renda semestral.

E o Tesouro IPCA Principal é indicado pras pessoas que querem fazer um investimento que pague mais do que a inflação e que não vão precisar desse dinheiro até a data do vencimento.

O Tesouro IPCA com data de vencimento bastante distante é super indicado pra quem quer fazer sua própria aposentadoria.

No vídeo abaixo dá pra ver todas as informações sobre ele:



Sempre que chega a data de vencimento de qualquer título, o dinheiro cai automaticamente na conta do investidor.


Como investir todos os meses?

Agora que você está super inteirado sobre o assunto, vou acrescentar mais um vídeo, dessa vez da linda Nath Arcuri que ensina a gente a como investir no Tesouro Direto todos os meses, pra ficarmos ricos e conquistarmos todos os nossos sonhos! haha



Nesse link aqui dá pra você ver todos os títulos que estão à venda no momento e o valor mínimo pra investir em cada um, e no final da página tem uma calculadora onde você pode simular quanto vai ganhar em cada título.

Recomendo que você assista os 4 vídeos pra entender mais sobre o Tesouro Direto e se sentir mais confiante pra dominar suas finanças! #EuConquistoMeuMundo

Comenta aqui se quer ver mais posts de finanças por aqui e aproveita pra se inscrever no meu canal do YouTube, estamos chegando aos 30 mil inscritos! \o/ (me indica pros seus amigos)

Ah e me adiciona também no Facebook, Instagram e Twitter

Veja também:

2 comentários

  1. Olá, eu já tinha ouvido falar sobre tesouro direto, e gostei muito do seu post. Parabéns! Também pretendo investir no tesouro nacional. Abraço e sucesso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maicon. Muito sucesso pra gente! =)

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal