Dicas

Como planejar uma viagem

novembro 21, 2016

Como planejar uma viagem


Nesse post reuni dicas de como planejar uma viagem e como montar um roteiro de viagem, seja ela nacional ou internacional. Também tem uma planilha de previsão de gastos e sites e aplicativos que uso no planejamento.

Pra facilitar, eu expliquei como faço no vídeo abaixo, aperta o play:



Como montar um roteiro de viagem


Faça uma lista dos lugares que quer conhecer. Abra um arquivo ou algum programa que você usa pra fazer anotações (eu uso o Word) e pesquise sobre o seu destino. Se enquanto pesquisa os locais acabar vendo dicas de hotéis, restaurantes ou transporte, salve essas informações.

Separe os lugares por regiões. Pesquise o mapa do local no Google Imagens ou olhe diretamente pelo endereço no Google Maps e vá agrupando locais com endereços próximos. Pode separar por direção como Norte, Sul, Leste e Oeste ou da forma que se localiza melhor.

Depois que agrupar os locais próximos, pesquise os hotéis próximos a ele. Por exemplo, se está visitando apenas uma cidade, pode ficar hospedado em apenas um hotel (dependendo do tamanho dela). Agora se vai visitar um Estado inteiro ou até mesmo um país, esse agrupamento de localização é perfeito para encontrar o melhor hotel para ficar perto dos pontos que quer visitar.

Dê preferência pelas cidades que agrupem pelo menos duas atrações que você queira ver e elimine as cidades/países que contenham apenas uma única atração que lhe interessa, porque os gastos com hospedagem e transporte podem estourar o seu orçamento. É claro que essa dica não se aplica se as cidades foram bem próximas, não necessitando se hospedar nelas (se você está de carro, por exemplo, e pode se locomover muito mais facilmente do que de ônibus).

Organize as datas e horários. Imprima seu roteiro ou deixe anotado no celular as atividades que pretende fazer em cada dia da viagem, incluindo os endereços, telefones e horários de check-in e check-out pra não ficar perdido nunca.

Por exemplo, ao sair da cidade 1 do seu roteiro, observe o horário de check-out e quanto tempo demora para chegar à sua próxima hospedagem. Olhe também o horário de check-in da próxima hospedagem, assim saberá se precisa sair mais cedo ou não do primeiro destino e sempre considere a possibilidade de haver trânsito.

Se tiver que viajar em dias específicos, já coloque a data certa, mas se tiver um pouco mais de flexibilidade, faça a pesquisa das passagens aéreas simulando dias diferentes de chegada e saída.

O dia que estiver com a passagem mais barata (de ida e de volta), será o escolhido para iniciar e fechar sua viagem. Por exemplo, para uma viagem de 7 dias, você verificou que os dias 20 e 27 do mês que quer viajar são os dias mais baratos, então você comprará as passagens desses dias e fará as reservas nos hotéis conforme as datas que listou no seu roteiro.


Como planejar uma viagem internacional


Pra planejar sua viagem internacional, verifique todos os itens abaixo:

✦ Como tirar o passaporte: Veja aqui.
✦ Lista de países que exigem visto: Veja aqui.
✦ Lista de países que não exigem visto: Veja aqui.
✦ Como tirar o CIV (Certificado Internacional de Vacinação): Veja aqui.
✦ Lista de países que exigem vacinação: Veja aqui (só encontrei esse arquivo em inglês).

Sobre levar dinheiro, cartão de crédito ou visa travel money, quem decide é você. Eu particularmente prefiro dinheiro, mas sei que tem muita gente que prefere o cartão por segurança, de qualquer forma, se você optar pelo cartão, leve uma quantia em dinheiro mesmo assim, porque imprevistos acontecem.

Seu cartão pode não funcionar e você vai precisar do dinheiro até resolver o problema, além de que alguns lugares só aceitam dinheiro, como para pegar um ônibus por exemplo, e na hora de comprar lembrancinhas o dinheiro sempre abre espaço para pechincharmos. E pra ajudar na sua decisão, separei essa matéria aqui.


Sites e aplicativos pra planejar viagem


Passagens Aéreas: Uso o Decolar e o Submarino Viagens pra me mostrarem promoções especiais e qual companhia aérea está com o preço mais barato.

Hospedagem: Uso o Booking que tem avaliações de pessoas que já se hospedaram no local e o Airbnb que tem casas e apartamentos pra alugar. Nesse link você ganha até R$100,00 de desconto na sua primeira hospedagem com Airbnb.  ;)

O que fazer no destino: Pra planejar a viagem uso o TripAdvisor que tem avaliações e dicas de quem já foi para aquele local e pesquiso no Google pra ver recomendações em blogs. Quando já cheguei no destino, uso o Foursquare (Android | IOS) e o Yelp (Android | IOS) que mostram bares, restaurantes, farmácias, postos de gasolina, padarias, entre outros estabelecimentos mais próximos de onde estou.

Transporte: Uso o Waze (Android | IOS) que é um GPS e o Uber (Android | IOS) que é tipo um táxi, só que bem mais barato. Se for baixar e usar o Uber pela primeira vez, insira meu código pra ganhar desconto nas suas duas primeiras viagens: 68e9eu. Pra inserir, dentro do menu vá em "pagamento" e depois em "adicionar código promocional".

Clima: No celular, uso o aplicativo Weather Underground (Android | IOS) pra mostrar a temperatura atual. E pra saber o clima do ano todo, uso o site Temperature Weather.

Outros Apps: Os sites Numbeo e Expatistan mostram o custo de vida de uma cidade ou país. O aplicativo My Moeda (Android | IOS) faz uma comparação entre o valor do Real e outras moedas do mundo. E, por fim, o app WorldMate (Android | IOS) organiza todos os horários de check-in e check-out de aeroportos, hotéis e aluguéis de carros.

Planilha de Gastos: Essa é a planilha de previsão de gastos da viagem que fiz pra mim e compartilho com vocês, baixem aqui.


Dicas extras pra planejar uma viagem


Tire o passaporte, o visto e o CIV antes de fechar seu pacote de viagem, porque pode não dar tempo se deixar pra depois, e você não poderá viajar.
Você pode planejar a sua própria viagem e também ver quanto fica contratar o pacote de uma agência, moldando de acordo com o que você quer (quantidade de dias, hotel que quer ficar etc). Pode ser que o valor da agência fique igual a planejar por conta, só que com a agência tem a comodidade de transfer do aeroporto até o hotel, tem passeios guiados, eles te dão todas as informações necessárias, então fica muito mais relaxante viajar assim.
Seguro viagem é indispensável, porque além de ter um atendimento médico mais rápido no exterior, você não pagará uma fortuna com internação no hospital. O blog tem parceria com um seguro viagem, veja aqui como pegar seu cupom de desconto, e ele cobre desde coisas mais "simples" como extravio de bagagem e alergia a comida, o que é muito comum de acontecer, até acidentes mais graves.
Planejar uma viagem com bastante antecedência e viajar fora da alta temporada a deixam mais barata.
Se for viajar para fazer compras, leve pouquíssimas coisas na mala, pra dessa forma caber tudo na hora de voltar.
Pesquise o clima do destino antes de decidir a época que vai viajar, tanto para escolher melhor que roupas levar, quanto pra verificar se não é época propensa a terremoto, tornado, tsunami ou qualquer outro desastre natural que você pode evitar.
Se for viajar pra fora do Brasil, estude o idioma do país de destino pra ir um pouco mais preparado. Assista esse vídeo aqui que fiz com dicas que você pode aplicar pra aprender qualquer idioma em casa!
Antes de comprar as passagens de ida e volta pela mesma companhia aérea, pesquise se comprar a ida em uma companhia e a volta em outra sai mais barato.
Se for andar muito e pegar bastante transporte público, levar uma mochila pode ser bem mais prático do que levar uma mala, e pode ser tanto uma mochila comum pra viagens curtas ou os mochilões super equipados e maiores pra viagens mais longas. Veja aqui minhas dicas de como viajar de mochila.
Pesquise a cultura do local que vai visitar, pra aproveitar ao máximo as atrações e comidas típicas e sempre respeite o modo como os locais levam suas vidas.
Não deixe de registrar sua viagem com fotos e vídeos. Veja aqui algumas dicas de como fazer vídeos de viagem mais legais.

Ufa! Chegamos ao fim, que as dicas te ajudem a planejar sua próxima viagem. Fique à vontade pra compartilhar suas próprias dicas aqui nos comentários. 

E aproveita pra se inscrever aqui no canal do YouTube e seguir aqui as postagens do blog.

Veja também:

2 comentários

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal