Bem Estar

Cuidados com a pele clara e a exposição ao sol

abril 22, 2016

Como me protejo do sol na praia e piscina


Recebi o pedido de um seguidor pra eu falar sobre os cuidados que tenho com o sol, porque todo mundo sabe que tenho a pele clara e que sempre digo que gosto muito de praia e de dias ensolarados.

Eu não tenho problemas de ficar com a pele vermelha e ardendo, até mesmo quando ficava tomando sol, mas sei que tem algumas pessoas que sofrem mesmo se protegendo, porque têm a pele mais sensível.

Por motivos de preocupação com a saúde da minha pele, eu parei de tomar sol quando vou à praia ou à piscina, e antigamente eu ficava deitada na cadeira pra me bronzear. Então isso explica porque mesmo indo pra praia estou sempre branca! hahahaha

Eu acho a pele bronzeada muito bonita, mas penso que a melhor opção pra quando eu quiser ficar assim é usar cremes bronzeadores, ao invés de ficar vários minutos me expondo ao sol.

Vocês podem notar também que tenho tendência a ter sardas, o que é algo que certamente vai aumentar com o passar dos anos, então diminuir o contato com o sol evita o aparecimento de manchas, o envelhecimento precoce e até um câncer de pele.

Portanto, o meu jeitinho de curtir a praia hoje em dia é apreciar a paisagem debaixo do guarda-sol, ler um livro, comer coisas gostosas, passear pela praia e nadar. Não me preocupo mais se vou ficar com marca grande ou se vou voltar branca da praia.


Como me protejo do sol na praia e piscina


Filtro solar: O filtro solar é extremamente importante, não somente pra idas à praia ou à piscina, mas para usarmos diariamente. Eu dei uma pesquisada e a Anvisa e os dermatologistas recomendam que ele seja reaplicado de duas em duas horas. E pra quem acaba de sair da água, tem que reaplicar o filtro solar imediatamente.

Eu costumo usar filtro solar FPS 50 no rosto e FPS 30 no corpo, mas pra quem tem pele sensível, deve usar somente o FPS 50.

Ficar sob o guarda-sol: É importante não ficar o dia todo sob o sol, principalmente nas horas em que o sol está mais intenso.

Itens para proteger o rosto: Aqui vale usar óculos de sol que tenha fator de proteção e também chapéu, boné ou viseira. Reparei que algumas gurias também usam os itens da cabeça na praia pra disfarçar o cabelo depois que saem do mar, então estamos matando dois coelhos numa cajadada só! hahahaha

Roupas: Pra caminhar pela areia ou fazer trilhas, é legal usar camisetas pros homens ou aquelas roupas soltinhas de praia pra mulheres, que cubram os ombros pra protegê-los melhor. Existem também aquelas roupas que possuem fator de proteção, que as pessoas costumam usar no lugar de passar o filtro solar no corpo, mas essas eu nunca usei. Pra quem for usar, vale a pena pesquisar se a marca que quer comprar foi testada e se funciona mesmo.

Dica extra: Na praia, se hidrate bastante tomando água ou água de coco. Essa última ajuda a repor os sais minerais que perdemos com o suor, e inclusive ensinei aqui no blog uma receita de isotônico caseiro bastante útil pra esses dias. Também faça escolhas mais saudáveis na alimentação, como por exemplo, o lanche natural e os picolés de frutas.  :)

●••●

No dia a dia, costumo usar o filtro solar somente no rosto, pescoço, ombros e mãos, que são as partes do corpo que ficam mais expostas ao sol. Estou à procura de um filtro solar com cor que sirva como maquiagem, mas que não deixe a pele oleosa.

Não encontrei nenhum bom e com preço acessível até agora. Se alguém souber de um pra me indicar, ficarei muito feliz. Eu sei que essa é a opção adequada, porque as maquiagens que possuem filtro solar não protegem o suficiente.

Então se vocês não forem usar o filtro solar com cor, precisam usar o filtro solar comum antes de passar a base da maquiagem, mesmo que ela possua alguma proteção.  ;)

Me conte aí nos comentários se você é do tipo que adora ficar tomando sol ou se prefere se proteger mais como eu tenho feito. E depois, se quiser bater papo comigo em tempo real, é só me mandar mensagem no Twitter. Também tô no Snap mostrando um pouco dos bastidores das gravação dos vídeos e o que eu tenho feito, adicionem lá: Snapchat - tatibertucci.

Veja também:

7 comentários

  1. Eu sou adepta ao filtro solar e aos liquidos, queria usar uma sombrinha, mas sempre esqueço... Amo Sol, é um pena ele fazer tão mal.


    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati! Amei o post! Eu sou do tipo viciada em sol e marquinha, vivo em pé de guerra com minha dermato por causa disso. Mas sempre tive facilidade pra me queimar e sempre fiquei muito morena, então com o uso de cremes bronzeadores eu acabo passando menos tempo exposta e mesmo assim atingindo a cor que quero!
    O duro é manter no inverno!
    Quanto ao filtro com base pro dia a dia, não sei se você vai gostar, mas sempre usei o La Roche Posay Anthelios Unifiant Mousse com cor! Acho que o FPS é 50 ou 60 (sempre uso alto pois tomei roacutan e minha pele do rosto ficou mega sensível) e não vivo mais sem! A cobertura dele é bem leve e suave, se não testou ainda eu super recomendo!
    Beijão!
    www.leituraemdia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a blogueira Juliana Goes indicar esse filtro com cor e até anotei pra comprar no futuro. No momento acho o preço elevado, ainda mais que vem super pouquinho na embalagem.
      Obrigada pela indicação e continue cuidando da sua pele. =)

      Excluir
  3. Oi Tati, estou lendo seu blog já tem alguns dias, e cheguei aqui através de um post sobre o Egito. Eu estou com uma dúvida e não achei em nenhum dos seus posts. É o seguinte: eu estou fechando um intercâmbio no Egito (6 meses) através da AIESEC, e eu gostaria de saber como são as academias lá, se a gente pode fazer, se é tranquilo para uma mulher fazer. Eu dei uma pesquisada se tinha algumas perto através do Google mesmo, e vi que tinha algumas. Quando você estava lá, você via academias na região e mulheres que malhavam? Estou perguntando porque eu malho aqui no Brasil, e não gostaria de parar no período que estivesse lá. Não sou daqueles tipos marobeiras e talz kk, mas gosto de manter minha vida saudável e minha rotina de exercícios.
    e ah, amei seu blog, muito fofa e inspiradora. Beijinhos! Ludy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludy, o Egito é totalmente diferente do Brasil com relação à atividades físicas. Quando vamos em um parque no Brasil, há brasileiros caminhando, correndo, andando de bike ou skate e no Egito eles vão pro parque fazer piquenique e ficar sentados batendo papo. O Egito também é totalmente diferente quanto à liberdade da mulher. Eu só vi uma academia enquanto andava pelo Cairo e só homens frequentavam, mas ouvi dizer que tem academias somente para mulheres, vc pode pesquisar. Não recomendo que vc tente se matricular em uma academia frequentada por homens e tbm acho que se vc colocar sua roupa fitness pra caminhar no parque ou nas ruas, todo mundo vai ficar te encarando, pq não é algo normal lá.
      Eu tinha uma amiga chinesa que fazia exercícios dentro do quarto do hostel, abdominais e agachamentos. Eu não fiz nada, pq só iria ficar 1 mês e meio, mas 6 meses realmente é mta coisa pra ficar parada.
      Vc pode comprar uma corda, um colchonete e aqueles elásticos que dá pra fortalecer vários músculos do corpo e se exercitar dentro do quarto do seu hostel ou do seu apartamento, dependendo da acomodação que vc pegar.
      É mto mais fácil outros intercambistas se acostumarem com a ideia de vc se exercitar, do q vc enfrentar os olhares dos egípcios! hahahahahha
      Muito obrigada pelos elogios =)

      Excluir
  4. Oi Tati, eu também sou muito branquinha e com tendência a ter sardas. Então, vivo longe do sol, mesmo na praia. Só com MUITO protetor solar mesmo!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal