Comportamento

Organização criativa: Uma limpeza em 5 passos para te inspirar!

dezembro 08, 2015

organização criativa


Hoje quero motivar o maior número de pessoas possível a organizar a vida! Eu chamei de organização criativa, porque vai abrir os caminhos da inspiração quando você organizar tudo e se livrar do passado.

O bom de fazer isso em dezembro, é que já começa o ano com o pé direito, mas isso pode ser feito em qualquer época do ano, e inclusive refeito quando precisar fazer de novo, então você já pode ir favoritando esse post! 

Eu já estou fazendo aqui em casa e agora é com vocês, é só seguir os passos abaixo. Será que você consegue dedicar uma semana para fazer tudo?


Organização criativa: Uma limpeza em 5 passos para te inspirar!



1. Organize o guarda-roupa

Tire tudo do seu guarda-roupa/armário para limpá-lo. Antes de colocar os itens de volta, separe todas as roupas, calçados e acessórios que você não usa mais porque não gosta, porque não serve mais ou porque não traz lembranças boas.

Existe a dica de sempre doar aquilo que você não usa há mais de um ano, porque nesse tempo você já passou por todas as estações do ano e se não usou o item, significa que não precisa dele.

Não tem jeito, às vezes a gente usa sempre as mesmas roupas, porque são as nossas preferidas, aquelas que nos sentimos bem vestindo ou calçando, então as que não usamos podem ser úteis para alguém.

Depois de separar tudo para doação (não vá procrastinar para doar hein!), coloque tudo de volta no guarda-roupa, aproveitando para organizar. Faça novas organizações que irão facilitar sua vida, por exemplo, separar roupas de frio em uma parte e de calor em outra, fazer divisões por cores, deixar prateleiras somente com acessórios e outras somente com itens de higiene e maquiagem.

2. Faça uma mudança no seu quarto/casa

Essa aqui pode ser opcional. Se você é dono de uma casa, pense nela como um todo, e se mora na casa dos seus pais e opina apenas no seu quarto, é nele que você vai focar.

A mudança pode ser reorganizar os móveis, trocar a cor da parede, trocar os itens de decoração. A ideia é atualizar o ambiente que você vive para que combine com a sua personalidade atual.

Que sensação você quer que o novo ambiente transmita? Comece a pensar e buscar por inspiração em imagens na internet.

3. Dê uma geral nas gavetas e documentos

A bagunça que os olhos não vêem, o coração sente sim. Organize todas as gavetas, seguindo a ideia de ir limpando, jogando fora ou doando o que não usa mais, e colocando de volta cada coisa no seu lugar.

Para papelada antiga, se atente para não jogar as que contenham seus dados pessoais como endereço, número de documentos e assinaturas, por exemplo, no lixo convencional. Aqui em casa eu costumo queimar papeis com esse tipo de informação.

4. Faxine o seu computador

Aqui dentro você vai precisar fazer várias coisinhas. Em um computador, quanto menos pastas, melhor. Organize os arquivos soltos dentro de pastas, mas crie poucas pastas, seja objetivo, e sempre deixe bem claro o nome de cada uma, para não ficar se perguntando depois "o que será que tem dentro dessa pasta?".

Jogue fora todos os arquivos desnecessários, limpe a lixeira e passe o antivírus no computador. Também organize seus favoritos e limpe sua caixa de e-mails guardando e-mails importantes em pastas, se desinscrevendo de listas de spam e excluindo os e-mails que não terão mais uso.

Eu sempre acesso esse artigo aqui para fazer a faxina no PC, ele é de 2008, mas é atual.

5. Crie metas para sua vida

Uma vida sem metas, é uma vida de procrastinação e poucos sonhos realizados. Trace metas para todas as áreas da sua vida (carreira, saúde, estudos e até relacionamentos) e comece a cumpri-las.

Se você achar difícil fazer isso sozinho, vou fazer um post mostrando como traço minhas metas. Assim que ele estiver pronto, vou colocar o link aqui.

Parecem tarefas difíceis, e podem até ser, mas é só colocar pra tocar suas músicas favoritas, que tudo ficará mais divertido.

Depois de tudo finalizado, você vai se sentir renovado com novas energias. Vamos juntos nos reorganizar de tempos e tempos e não sair da linha para o alcance dos nossos sonhos. :D

Veja também:

5 comentários

  1. Amei essa dicas, vai me ajudar muito ♥

    ResponderExcluir
  2. Amei essa dicas, vai me ajudar muito ♥

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Já leu o livro da Marie Mondo? Chama-se "A Mágica da Arrumação". Ela usa um método da qual vc terá que arrumar suas coisas apenas 1x no ano e olhe lá.... Vale a pena :)
    As dicas foram ótimas tb. Eu amo mudanças ^^
    Abraços.
    moda.isistomie.com
    www.elefantevoador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, eu não conhecia esse livro, mas já pesquisei aqui e vi uma matéria sobre a autora, achei interessante! Vou ler uma prévia do livro no Google Play e quem sabe eu compro.
      Obrigada e beijão! =)

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal