Campinas

O que fazer em Campinas? Roteiro de final de semana

outubro 10, 2015

O que fazer em Campinas


Vai passar por Campinas? Nesse post eu montei um roteiro para você saber o que fazer em Campinas em um fim de semana. É claro que você pode dividir os passeios em mais dias se for ficar mais tempo, mas se está só com o final de semana para conhecer tudo, indico ir para uns três lugares diferentes no mesmo dia.

Escolhi os passeios que acho mais interessantes e já aviso que será intenso, mas será divertido!


Roteiro de fim de semana em Campinas


Como esse roteiro sugere vários passeios por dia, o ideal é que esteja com um veículo para se descolar mais rápido. Se ônibus for sua única opção, será melhor escolher apenas dois lugares para que você não fique tão cansado. Em Campinas não temos trem ou metrô.


Dia 1 - Feira Hippie, Casa Rio e Cambuí

A Feira Hippie funciona aos sábados e domingos das 9h00 às 14h00 na Praça Fluminense, mais conhecida como Centro de Convivência, no bairro Cambuí. Lá você encontra barracas com os mais diversos tipos de comida (olhe todas para depois escolher o que vai comer) e mais várias barracas com artesanato. Tem sapatos, pulseiras e colares, roupas, bolsas, cintos, itens para casa e jardim, quadros, entre outras coisas típicas dessas feiras.

Eu sempre costumo ir, mesmo que não precise comprar nada, porque as comidas são muito boas e o ambiente também. Sempre tem um grupinho tocando músicas, uma roda de capoeira, o local é arborizado e de vez em quando encontramos uns gringos por lá.

A Casa Rio é um bar com decoração inspirada no Rio de Janeiro (cidade que adoro), com apresentações de grupos de samba, inclusive com dançarinas em alguns dias. No sábado tem a famosa feijoada da Casa Rio a partir do meio dia, com muito samba para quem quiser dançar. Esse bar bem animado fica no Distrito de Sousas em Campinas.

O Cambuí é um bairro que tem vários barzinhos, então é uma boa opção para o sábado à noite. Entre os melhores na minha opinião está o Boteco São Bento, com mesinhas e não tem espaço para dançar e o Grainne's, que tem o estilo de um pub irlandês, com mesinhas e um espaço para shows de bandas de rock, onde você pode pular e dançar. São bons bares para ir com amigos e para paquera.


Dia 2 - Parque Taquaral, Shopping Dom Pedro, Pico das Cabras e Observatório de Campinas

O Parque Portugal, mais conhecido como Parque Taquaral ou Lagoa do Taquaral, fica adivinha aonde? No bairro Taquaral! Ele abre todos os dias das 5h00 às 22h00 e o dia mais interessante para ir até lá é aos domingos, porque a Avenida Doutor Heitor Penteado, aonde ele está localizado, fecha para os carros até as 13h00 e as pessoas tem esse espaço todo do lado de fora para caminhar, correr, andar de bicicleta, skate, patins e passear com os cachorros.

Do lado de dentro do parque tem a famosa lagoa onde é possível andar de pedalinho, tem bondinho, planetário, quadras de esporte, faixa de areia para caminhadas e corridas, uma réplica de uma caravela do Pedro Álvares Cabral, uma concha acústica e opções de comida em bares e barraquinhas.

O Shopping Dom Pedro é um shopping que além das 400 lojas e cinema, tem teatro, bares, baladas, restaurantes, pista de patinação do gelo, pet shop, entre outras opções que fazem dele um shopping diferente dos outros, e como tem tantos serviços à disposição, é um lugar que os campineiros buscam bastante para o lazer.

Já o Pico das Cabras é um lugar que aposto que muitos campineiros nem conhecem, eu mesma conheço há pouco tempo. Ele fica na zona rural, no Distrito de Joaquim Egídio, a 32 km do Centro de Campinas. Por estar tão distante e não ser possível ver as casas e prédios de Campinas, você se sente em outra cidade, e parece que está viajando ao pegar a estrada até lá.

Então é um lugar interessante até para os campineiros que querem sair da rotina e ter a sensação de uma viagem, sem precisar ir muito longe. Lá tem pedras grandes para sentar e apreciar a vista, e também é possível ver um belo pôr do sol. Abre aos finais de semana e feriados, veja esse post para mais informações.

Pico das Cabras






Pôr do Sol no Pico das Cabras

Ele fica na Estrada das Cabras, é só seguir pela Avenida Doutor Moraes Sales que fica no Centro, e ir sempre reto até chegar lá. Abasteça o carro antes de ir e leve um lanchinho e água, e blusa de frio por garantia.

O Observatório de Campinas fica bem em frente ao Pico das Cabras e funciona aos domingos das 17h00 às 21h00. Em dias de chuva ele não abre e em dias nublados não é possível observar o céu nos telescópios. Se você for ver o pôr do sol no Pico das Cabras, super vale a pena aproveitar a viagem e o clima de contato com a natureza para observar a lua e os planetas nos telescópios do Observatório.

●••●

Eu fui guia pela primeira vez na minha cidade, levando dois amigos de São Paulo para passear em Campinas. Eles nunca tinham visitado Campinas antes, então aperta o play no vídeo abaixo para ver os lugares que eles conheceram e o que eles acharam:



Vocês viram que eu fiquei puxando o saco de Campinas né? haha
Mas sejam sinceros e me contem o que acharam do que viram!  :)

Veja também:

0 comentários

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal