Egito

O que fazer em Luxor em um dia? - Egito

setembro 12, 2015

O que fazer em Luxor em um dia? - Egito


Fui para Luxor, fiz um passeio de balão, andei de charrete, entrei em contato com egípcios muito simpáticos e nesse final de viagem não estou conseguindo me decidir qual passeio mais gostei de fazer no Egito!

Foi a primeira vez que eu andei de balão na vida e confesso pra vocês que deu aquele medinho de altura, mas apreciei um belo nascer do sol lá de cima, e é muito bonito ver o céu enfeitado com outros balões e ver a incrível divisão entre a vegetação e as areias do deserto, visão linda que o Egito me proporcionou. Clica no play para ver o que eu vi e viajar comigo:


O que fazer em Luxor em um dia? - Egito


Passeio de balão em Luxor: Está aí um passeio fechado na loucura, tudo de última hora, mas é incrível como esses são os melhores! Talvez seja pelo fato de não colocarmos tanta expectativa e deixarmos nos surpreender.

Esse passeio foi fechado com o guia Malak Tour, e vocês podem conversar com ele via Facebook mesmo como fizemos.

Como sempre, usamos nosso poder da pechincha que já estava aperfeiçoado depois de mais de um mês no Egito, e pagamos 200 LE para os 40 minutos de passeio, que é feito pela empresa SindBad Hot Air Balloons e que dão até um certificado no final dizendo que você fez o passeio.

É cobrado também o transporte até o local, que custou 50 LE, sendo que depois do balão, fomos com o carro para dois templos.

passeio de balao luxor egito


passeio de balao egito


O passeio é mais legal quando feito logo pela manhã, para poder ver o sol nascendo. Principalmente no verão, se ficássemos com o calor das chamas do balão na parte da tarde seria desumano. :p

Então prepare-se para acordar às 4 horas da manhã e comer seus snacks, porque no caminho eles servem apenas chá ou nescafé no barco, como mostrei no vídeo. Nós ficamos em um hostel confortável no Centro de Luxor, indicado pelo Malak. Se hospedar no Centro da cidade em viagens é sempre uma boa opção, porque fica perto de tudo.

O hostel é o New Everest Hotel, que custou 30 LE a diária e tem café da manhã incluído, que nos foi servido às 9 da manhã, quando voltamos dos nossos passeios matinais.

Dica: Leve repelente na sua viagem e use para o passeio do balão, porque nesse lugar aonde estamos esperando os balões encherem, tem MUITOS mosquitinhos ou pernilongos, que nos picaram pelo corpo todo. Se você esquecer de passar o repelente e for para esse lugar, vai lembrar dessa dica! hahaha


Conheça os Templos de Luxor: Visitei um único templo em Luxor, porque esse era literalmente o meu último dia no Egito e eu estava contando as moedinhas restantes. Fui no Al-Deir Al-Bahari Temple (Hatshepsut) que não é um dos melhores, mas também eu não sou muito chegada em templo, devo dizer.

Al-Deir Al-Bahari Temple luxor egito
Hatshepsut luxor egito

Ele custou 50 LE de entrada (quem tem a carteira internacional de estudante paga meia entrada em todos os templos) e mais 2 LE para o trenzinho que leva as pessoas até o templo, já que a catraca de entrada fica longe do templo.

Uma coisa me irritou muito nesse lugar, que são os locais que querem vender itens e souvenires a todo custo, e ficam te perseguindo, e te cobrando para tirar fotos (é claro que não pagamos nada #revoltados).

A minha amiga da Croácia que me acompanhou nessa viagem à Luxor e que, ao contrário de mim, adora visitar um templo, foi a quatro diferentes!

Então perguntei a ela quais templos ela mais gostou e achou que valia mais a pena, para eu indicar para vocês.

Em primeiro lugar está o Karnak que custa 80 LE de entrada, mais 30 LE para o guia que irá explicar o por quê das coisas e fazer tudo ter sentido, e mais 60 LE para o transporte de carro do Centro de Luxor até lá.

karnak luxor egito


Outra boa opção é conhecer o Valley of Kings que custa 100 LE a entrada. Esse templo é bem grande, a Rebeka ficou 1h15 para conhecer tudo e também contratou guias. Cada guia explica uma parte do templo e para todos eles (se não me engano eram 3) ela gastou 15 LE. E o transporte foram os 50 LE que pagamos para ir no templo que fui, porque esses dois foram no mesmo dia.

Nesse templo em específico é proibido tirar fotos, mas os guias burlam as regras por dinheiro. Eles dizem que é "segredinho" e deixam as pessoas tirarem fotos, que no caso é de celular, porque existe um pente fino na entrada, onde os funcionários do local guardam todas as câmeras.

Para quem não está podendo pagar nenhum templo, mas quer ver umas ruínas de perto, existe o Colossi of Memnon. Ele tem entrada gratuita e você pode ver um pouco dele no vídeo do meu passeio de balão.


Sinta a vibração dos egípcios no Centro de Luxor: Em Luxor foi o lugar aonde encontrei os egípcios mais simpáticos. Em um passeio à noite pelo Centro da cidade, após aproveitar os pontos turísticos, você vai encontra-los vestidos com roupas típicas e verá mais mulheres cobertas do que na capital Cairo, o que faz os turistas terem muito mais destaque, por serem diferentes.

E eles adoram turistas! Vão vir falar com você, vão querer tirar fotos e o que mais me chamou atenção, é o largo sorriso que eles dão só de olhar para a nossa cara.

Isso fez eu me sentir muito bem recebida, os acenos e os sorrisos fazem você se sentir especial. Decidimos dar uma volta de charrete pelo Centro da cidade, que nos custou 15 LE (o valor foi dividido em 3) por 30 minutos de passeio, e durante todo o percurso encontramos pessoas sorrindo e acenando para a gente, como se fôssemos celebridades.

Além da cidade ser muito bonita, e de todo esse contraste de uma linda vegetação, rodeada pelo deserto, o povo de lá é muito simpático e receptivo.

Luxor foi uma cidade amorzinho e está guardada em meu coração em um lugar bem especial.

●••●

O transporte via ônibus rodoviário do Cairo à Luxor e o inverso, custa 110 LE, pela companhia GoBus. Todos os valores desse post são referentes a Agosto de 2015 (LE = Libras Egípcias).

Pra quem chegou agora no blog, eu fui pro Egito pra fazer um intercâmbio pela AIESEC e saí sozinha do Brasil, mas lá conheci intercambistas do mundo todo e pude conhecer o Egito junto com eles. Clique aqui pra saber como funciona esse intercâmbio e clique aqui pra ver todos os outros posts sobre o Egito.

Não deixem de se inscrever no meu canal para acompanhar minhas novas aventuras - você pode fazer isso clicando aqui. Tenho uma novidade agora! Também estou no snapchat, você me acha lá como tatibertucci.

Minhas outras redes sociais estão aqui, segue aê: Facebook // Instagram // Twitter 

Veja também:

8 comentários

  1. Oi ") A moeda a que vc se refere LE seria libras esterlinas? É isso? Num passeio no Cairo e em Luxor eu poderia usar o dólar mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      LE são Libras Egípcias. Também é chamada popularmente de "pounds". Acho melhor você trocar os dólares por pounds, porque pode ser que não aceitem. Você pode fazer isso no Centro do Cairo que tem boas cotações, mas se não for passar por lá, troque no aeroporto mesmo. =)

      Excluir
  2. Bem, primeiro só elogios pra seu sorriso.
    Eu gostaria mesmo que tivesse feito o passeio semelhante na Capadocia para comparar e me dar uma opinião, mas este parece ser bem mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! hahahahah O preço é bem mais barato, mas na Capadócia parece ser uma paisagem bem linda, pelo que vejo nas fotos do Google. =)

      Excluir
  3. To amando seu blog ! Parabéns !!
    Vc foi sozinha pro Egito?
    E estou com um pouco de medo.. quero ir para Luxor, mas me falaram que Trem é perigoso e essa onda de sequestrar avião tbm me assusta..
    Como fez??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui pro Egito pelo intercâmbio da AIESEC, então saí sozinha do Brasil, mas não fiquei sozinha lá. Dá uma olhada aqui no blog que tem um vídeo meu explicando como funciona.
      Nessa viagem à Luxor fui com os dois amigos que você vê no vídeo, sendo que o menino falava um pouco de árabe, o que ajudou bastante. Eu peguei um ônibus na rodoviária pra ir até lá.

      Excluir
  4. Oi tati, pretendo ir para o Egito em fevereiro e ficar uns 10 dias. Gostaria de ir com meu filho 9 anos, o que você acha? É seguro? Você presenciou turistas com seus filhos nesses lugares porque o assédio é muito exacerbado e com crianças acompanhadas se torna perigoso!? Pelo menos no Cairo parece menos assustador né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, é seguro sim, pode ir passear com seu filho. Cairo é uma cidade bem mais movimentada do que Luxor, mas são dois lugares legais de conhecer. Dá uma olhada na playlist Egito no meu canal, pra você ver os lugares que passei, tem muito lugar bonito no Egito. E também aproveita pra cotar o seu seguro viagem e o do seu filho com o cupom de desconto do blog, que fica 15% mais barato. Pesquisa por seguro viagem ali na busca que você encontra. =)

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal