Egito

Saara: Deserto Branco e Deserto Preto no Egito

julho 31, 2015

Saara: Deserto Branco e Deserto Preto no Egito


Uma das viagens mais interessantes da minha vida, sem dúvida, foi para o Saara, mais precisamente para conhecer o Deserto Branco e o Deserto Preto.

Eu acampei no deserto por duas noites, vivi o extremo da simplicidade, comendo em meio à areia e moscas, fazendo xixi nas moitas (haha), meio que ficando sem tomar banho e passando um calor de mais de 40 graus durante o dia e frio durante a noite.

Quer saber se eu recomendo esse passeio? Claro que sim! É uma ótima experiência de viagem e não é nada impossível passar dois dias no deserto.

A maior dificuldade, sem dúvida, é o calor que deixa a gente meio mole depois do primeiro dia, mas é sensacional ver as formações naturais nos desertos, coletar pedras incríveis de lembrança e babar olhando as paisagens.

saara egito deserto branco


Eu ficava maravilhada olhando tudo, principalmente a partir de um pouco antes do anoitecer, até a manhã do dia seguinte, onde você presencia espetáculos do pôr do sol, um impressionante céu estrelado à noite e o nascer do sol do dia seguinte.

Pôr do sol no Deserto Branco saara


Agora vamos falar especialmente do céu à noite. Fomos em dias de lua nova, onde é perfeito para ver todas as estrelas.

O deserto fica a 72 quilômetros de distância da cidade mais próxima, o que deixa a sua visão do céu livre da interferência das luzes da cidade, te dando um show de estrelas cadentes, e eu quase me senti em um planetário, de tão perfeito que era a vista.

Céu estrelado no Saara


Peguei essa foto do meu amigo indiano fotógrafo, Pinak Patel, para vocês terem uma pequena ideia, já que a olho nu elas estavam maiores e muito mais brilhantes do que na foto. Fica aqui meu grande incentivo para vocês acamparem em um lugar bem distante da cidade, pelo menos uma vez na vida.

Deserto Branco e Deserto Preto no Egito


Acampamos no Saara, obviamente porque não tem nenhum hotel instalado por lá. E também que experiência incrível é acampar em um lugar inóspito :)  

Fizemos esse tour com homens que moram na região e que conhecem o deserto muito bem. Eu quero muito indica-los a vocês, e vou. Mas o porém é que eles não falam inglês.

saara egito deserto branco deserto preto


O líder até pode falar um pouco, mas não escreve, então não adianta mandar mensagem. Mas você pode contar com o seu guia de viagem para o Egito ou até o seu amigo egípcio para conversar em árabe com eles.

Fizemos esse passeio em cinco jeeps e o responsável é o Waleed - Telefone +20 1281569041

Quem fechou com ele foi um dos membros da AIESEC e ele me disse que antes tinha contatado uma empresa (Mohamed Fadel - telefone 01227890000), mas que era muito mais caro.

O valor total que paguei foi 580LE (julho/2015), que incluía o transporte de Cairo até o vilarejo, o passeio com os jeeps dentro do deserto e a comida. Isso significa que se você for fechar direto com o Waleed o passeio pelo deserto, você deverá pagar menos do que isso, dependendo é claro de quando você estiver vendo esse post e de como estarão os preços no futuro.

Para chegar ao ponto de partida para a visita ao Deserto Branco e ao Deserto Preto do Saara, você faz uma viagem de 5 horas a partir do Cairo. No vilarejo mais próximo do deserto, é onde trocamos o transporte (ônibus ou micro ônibus) pelos jeeps.

Os jeeps têm tração nas 4 rodas para conseguirem subir e descer as grandes dunas de areia. Eles não tem ar condicionado, porque com ele ligado diminuiria o desempenho dos carros, mas todo mundo tem que ir preparado para passar calor no deserto durante o verão né?   :)

Eles nos levam nas paisagens mais bonitas e ainda preparam nosso acampamento com colchões e sacos de dormir, fazem a nossa comida e nos levam para "tomar banho" nas piscinas naturais que têm por lá.

saara egito deserto branco deserto preto

saara egito deserto branco deserto preto

saara egito deserto branco deserto preto

Os jeeps também são equipados com água para escovarmos os dentes, lavarmos as mãos e o rosto e também de garrafas de água congelada (que descongelam rapidamente com o calor) para matar a nossa sede.

Sobre o banho, considere como uma piscina para refrescar do calor, porque sinceramente não dá pra sair limpinho e cheiroso né.  :p

Deserto Branco: O Sahara el Beyda ou Deserto Branco, é uma parte do deserto do Saara onde o giz contrasta com o amarelo das areias. De longe você tem a sensação de estar vendo neve no meio do deserto ou então montes de sal, até chegar mais perto e tocar nessa maravilha da natureza.

saara egito deserto branco

saara egito deserto branco


Deserto Preto: A cerca de 150 km do Deserto Branco, você chega ao Deserto Preto, e de longe parece que está vendo vulcões. A cor preta vem do basalto, deixando o lugar ainda mais quente. Não experimente caminhar por muitos metros durante o verão pelo Deserto Preto, o calor é quase insuportável.

Andamos por cerca de 300 metros, até filmei um trechinho em que eu estava rindo para caramba, mas depois disso o calor ficou muito forte. Se você tem sensibilidade ao calor, diabetes ou problemas de pressão, nem pense em fazer o mesmo durante o verão, prefira ficar somente dentro do jeep.

saara egito deserto preto

saara egito deserto preto


O que levar para o deserto no verão?


♡ Óculos de sol, que vai te proteger do sol e da areia
♡ Protetor solar
♡ Muita água congelada!
♡ Comida
♡ Roupas confortáveis, sendo roupas leves para o dia e roupas de frio para a noite
♡ Tênis
♡ Chinelo
♡ Protetor labial
♡ Papel higiênico
♡ Escova de dente e creme dental
♡ Desodorante

Para ver mais fotos das paisagens do deserto, me siga no Instagram! :)

Assista agora o vídeo do meu passeio pelos Desertos Branco e Preto e não deixe de se inscrever no canal para acompanhar todos os vídeos. 


Veja também:

8 comentários

  1. Olá!
    Vou pro Egito agora em setembro e pretendo ficar 10 dias e mais 10 dia em Israel.
    Estou amando ler seu blog. Tem me esclarecido várias dúvidas, mas tem uma coisa que fiquei ainda com duvida.
    Você levou toda sua bagagem com você pro deserto? ou deixou em algum hotel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei hospedada em um hostel no Cairo e qdo eu viajava pra outros lugares, ia só com uma mochila e deixava a mala no hostel ;)

      Excluir
  2. Oi Tati adorei suas postagens e seus vídeos no Youtube! Estou indo com meu marido para o Egito em Março e queremos muito passar a noite no deserto. Não consegui achar a empresa que você contratou... Fiz um pouco de confusão! Tem como me passar os detalhes? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, o telefone que coloquei no post eu peguei em 2015, com o menino que fechou a viagem pra gente. Se não estiver funcionando, pesquisa na internet empresas que façam passeios pro "Black and White Desert". Boa sorte! =)

      Excluir
  3. Obrigado por compartilhar esta experiencia amo a natureza e principalmente tudo que refere a pedras, minerais etc....as dicas irão valer para viagens futuras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm adoro natureza. Essa experiência é simplesmente INESQUECÍVEL e bem diferente de tudo que já vivi até agora =)

      Excluir
  4. Não foi desconfortável pra vc viajar pro deserto com homens e de regata? Pergunto pq na cultura deles, as mulheres cobrem os ombros. Mas sei também do calor que faz.
    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, foi super normal. Esse é um lugar turístico e fui com um grupo de estudantes, podíamos nos vestir como quiséssemos. Também dá pra se vestir assim em cidades de praia que vão bastante turistas como Hurghada, Dahab, Sharm El Sheikh e outras cidades turísticas como Luxor, por exemplo. Cairo e Alexandria são cidades turísticas, mas as pessoas são mais conservadoras, então usando calça e baby look já está bom.

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal