Roteiro de Viagem

Roteiro de 4 dias em Ubatuba

maio 13, 2015


Roteiro de 4 dias em Ubatuba

Eu tinha pensado em montar um roteiro de final de semana, mas tem tanta praia linda por lá que aumentei para um roteiro de 4 dias em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. E se você for ficar menos tempo, é só escolher alguns dos lugares que quer conhecer entre as dicas que dei aqui.

Eu gosto de fazer meus próprios roteiros e já dei dicas aqui no blog sobre como você pode fazer seu próprio roteiro, mas com o intuito de dar algumas sugestões de lugares lindos em Ubatuba, você terá uma dica de roteiro prontinha na mão.

Onde ficar em Ubatuba?
Sempre que vou viajar sozinha ou com amigos (normalmente é sempre eu que faço as reservas), escolho a hospedagem que fique mais ou menos no centro do mapa entre os lugares que quero visitar.

Então no meu roteiro esse item sempre é a última coisa a decidir, porque separo todos os lugares que quero ir, e pelo Google Maps, verifico qual o bairro mais próximo para eu me hospedar, para não gastar depois horas me locomovendo.

Mas, eu vou para Ubatuba desde que eu tinha 6 anos de idade, sempre com meus pais, e a gente fica sempre na Praia Grande, a maior praia e mais cheia de Ubatuba. A cada ano pesquisamos um apartamento diferente para alugar e ali fica sendo nosso eixo para se locomover entre diferentes praias e até para o Estado vizinho, dando um pulinho em Paraty no Rio de Janeiro.

Portanto, você pode escolher se hospedar perto de alguma praia específica ou como nós fazemos, se hospedar na Praia Grande.

Roteiro de 4 dias em Ubatuba


Nesse roteiro eu sugiro um passeio por mais de um lugar por dia, portanto, a melhor forma de segui-lo é com um carro, para se deslocar com mais facilidade.

Mas se você não estiver com o veículo, poderá pegar ônibus na Avenida Atlântica que passa por várias praias, e talvez seja melhor visitar apenas um local por vez para que o seu passeio continue agradável e não fique corrido e cansativo esperando e fazendo trocas de ônibus.

Dia 1 - Cachoeira do Prumirim, Praia do Prumirim e Ilha do Prumirim
No primeiro dia você pode conhecer a praia mais linda de Ubatuba (na minha opinião) e combinar o passeio com uma cachoeira e com a paradisíaca e imperdível Ilha do Prumirim.

Indo pela Rodovia Rio-Santos sentido Paraty, no km 30 você avistará a placa sinalizando a Cachoeira do Prumirim. Um pouco mais a frente você avistará a placa da Praia do Prumirim, o local é muito bem sinalizado.

Você pode deixar o carro na Praia do Prumirim que tem estacionamento asfaltado e sinalizado, e a partir da praia, vir caminhando por uma trilha por cerca de 10 minutos.

A Cachoeira do Prumirim é muito gostosa e você pode gastar até uns 40 minutos por lá e depois voltar para a praia. A Praia do Prumirim tem quiosques gostosos para almoçar, onde você pode usufruir de cadeiras, guarda-sol e uma bica para se lavar da areia e água do mar.

Depois do almoço você pode pegar um barco na própria praia que eles te levam à incrível Ilha do Prumirim, quase deserta e com uma água cristalina de encantar.

Se tiver mais dias, vale a pena passar um dia todo nessa ilha, porque a beleza dela é encantadora. Eu fiz isso e gravei um vídeo para vocês. Aperta o play:



Dia 2 - Praia da Almada
Para chegar de carro, pegue a estrada que vai de Ubatuba à Paraty, a BR 101, assim que chegar à placa sinalizando a Praia da Almada (km 13), vire à direita e, em seguida, à direita de novo e dirija devagar.

A praia tem o mar super tranquilo, bom para quem tem crianças também e super agradável para andar de stand up paddle ou ficar nadando como em uma piscina. Tem bastante quiosques para você comer comidas gostosas, além de cadeiras, guarda-sol e bica para se lavar. Perfeito para passar um dia todo bem tranquilo.

Eu gravei um vídeo lá, aperta o play pra ver a praia:

Dia 3 - Faça um passeio de barco
Em Ubatuba existem vários passeios de escuna para você contratar, é só dar um pulo no Pier do Itaguá, no Centro de Ubatuba e escolher o que mais agrada a você e a seu bolso. Eu fiz um passeio a bordo de um catamarã, onde visitamos a linda Ilha das Couves, a Praia da Almada e a Ilha do Prumirim.

Mas existem outros roteiros como a Ilha Anchieta que tem ruínas de um antigo presídio e a Praia do Cedro, com beleza preservada. Não fiz nenhum desses dois passeios ainda, mas assim que fizer contarei aqui no blog.

Dia 4 - Visite Paraty ou o Centro de Ubatuba 
Eu já contei ali em cima que mesmo estando hospedada na Praia Grande de Ubatuba, já fui mais de uma vez à Paraty. Uma vez apenas para passear e olhar as lojinhas de lá e uma outra para fazer um passeio de escuna.

Os passeios de escuna de Paraty são mais elaborados do que os de Ubatuba. Lá eles servem até almoço e tem música ao vivo à bordo e as ilhas que conhecemos são encantadoras também, com águas cristalinas.

Se preferir um lugar mais próximo, pode dar um pulo no Centro de Ubatuba e aproveitar para fazer algumas comprinhas, comer em algum restaurante diferente e conhecer o Projeto Tamar, que fica na rua Antônio Atanázio, 273.

Gostou do roteiro? Compartilhe nas redes sociais usando esses botões aí embaixo, vou adorar!  :)

Veja também: 
• Dica de Hospedagem em Ubatuba/SP

Veja também:

9 comentários

  1. Olá, bom dia! Nossa! Que lugar lindo! Estamos pensando em fazer uma viagem para lá em julho.
    Gostaria de saber se há uma estimativa de gastos para todos esses dias que você passou por lá, por favor. Para assim nos programarmos bem para a viagem.
    Desde já agradeço.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh você vai no inverno mesmo? =/
      Pelo menos é baixa temporada e as coisas estarão mais baratas! hahahahaha
      Eu não tenho um valor exato pra te passar, mas vou te ajudar a estimar os gastos que você pode ter. Provavelmente você vai encher o tanque do carro e sabe quanto isso custa e vai somar com o valor total das diárias do local onde vai se hospedar. Eu não sei o valor exato dos pedágios até lá, mas é uma coisa que talvez você encontre pesquisando na internet.
      Eu sempre vou pra Ubatuba com minha família e nós sempre ficamos em algum apartamento que tenha cozinha e levamos comida de casa e bebidas, o que ajuda a economizar. E quando estamos na praia compramos uma porção ou outra.
      A única coisa que gastamos além disso é quando fazemos passeios de barco ou alguma atividade de lazer na praia. Entra no post de cada praia que quiser visitar, que eu linkei aqui nesse roteiro, que vai ter os preços de passeios que fiz ou coisas que aluguei. Você também pode pesquisar por Ubatuba aqui no blog pra ver todos os posts que já fiz por lá. =)

      Excluir
    2. Eu achei que tivesse respondido, mas não saiu... rs.
      Então... É mto ruim assim em julho?? Pq essa carinha =/ ? kkkkk.
      Foi o único mês que conseguimos conciliar as férias... Então vai ter que ser em julho mesmo.. Ou então trocar o destino da viagem... rs.
      Já pesquisei tudo de Ubatuba aqui no blog, hehe... O lugar realmente é encantador... Resta saber se vale a pena arriscar e ir em julho mesmo...
      Quais contratempos posso ter? Frio? Chuva?...

      Excluir
    3. Pq julho é o mês do inverno e geralmente é mais frio. Eu só tenho o costume de ir pra praia qdo está calor. Ubatuba é bem grande, tem diversas praias diferentes e aqui no blog eu vou mostrando as que acho mais bonitas =)

      Excluir
  2. Nem qual lugar você me indicaria para eu me hospedar ???

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tatiane!

    É possível ir de Ubatuba a Paraty de transporte público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu só fui de carro, mas deve ter sim. Dá uma pesquisada na internet

      Excluir
  4. olá, vou para Ubatuba no começo de Janeiro, você saberia dizer como é o clima nesse mês?

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de ir para Ubatuba em março deste ano, moro em São Paulo e pretendo viajar de ônibus,pode me indicar o apartamento que vc ficou? que seja próximo da linha de onibus para conhecer outras praias? Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal