Monte Verde

O que fazer em Monte Verde no verão?

março 11, 2015


No final de fevereiro eu passei um dia no distrito de Monte Verde e foi a primeira vez que pisei em Minas Gerais. Normalmente, as pessoas costumam ir para Monte Verde no inverno, quando a temperatura está bem fria, para usufruírem das pousadas, tomar um chocolate quente, comprar roupas de inverno e curtir o clima do distrito que mistura a arquitetura suíça e a alemã.

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia e, sem dúvida, pode ser visitado em qualquer época do ano, para apreciar sua vegetação repleta de araucárias, trilhas para visitar pontos altos da cidade, passeios em carros 4x4, diversos restaurantes, lojas e o que eu mais amo: comer chocolate e pão de queijo.

O que fazer em Monte Verde no Verão?


Monte Verde
Shopping Celeiro


Chegamos em Monte Verde logo pela manhã e deixamos o carro na rua principal, quase em frente a entrada do Shopping Celeiro (Avenida Monte Verde nº 743) e lá é super tranquilo deixar o carro na rua. Após conhecer as lojinhas e ver os esquilos que tem por lá, fomos atrás de um city tour 4x4.

A primeira pessoa que encontramos foi o José Alberto. O ponto dele fica bem perto do Shopping Celeiro: estando de frente para o shopping, é só dar alguns passos para a esquerda. De cara já decidimos fechar com ele, ótima escolha nós fizemos.

Ali também tem um estacionamento para deixar o carro, onde ele também deixa o Pajero para fazer o passeio, caso você se sinta mais a vontade assim. O valor do city tour é R$50,00 o que achei muito justo, pois conhecemos vários pontos que você verá agora:

Monte Verde


Fomos ao pico da Pedra Redonda com altitude de 1.950 metros. Para completar a trilha até o topo da pedra, demora uns 30 minutos na ida e uns 20 minutos na volta, porque na ida é necessário dar umas paradinhas para recuperar o fôlego.

Antes de começar a subida, andamos por um caminho com um pouco de lama, escorregadio em alguns pontos, por causa da mina de água.

Monte Verde no verão


Tomado os cuidados para não escorregar, prepare o fôlego que vai começar a subida. Mas não há nada do que se preocupar, porque sobem ao pico pessoas de todas as idades e porte físico e, é claro, a vista é recompensadora.

o que fazer em monte verde no calor
Uma parada para recuperar o fôlego e apreciar a vista


Para uma primeira ida a qualquer um dos picos, recomendo que vá com um guia, porque vi gente perdida por lá. Após ir pela primeira vez, essa trilha da Pedra Redonda, por exemplo, pode ser feita por conta própria.

o que fazer em monte verde no verão

Monte Verde Minas Gerais

Monte Verde MG
Monte Verde
Monte Verde
 Divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo


 Assista aqui o vídeo desse passeio. 

A próxima parada foi a Ungers Pottery House, uma galeria de arte da artista Paula Unger com peças lindíssimas para olhar e - para quem pode - comprar para decoração. Ela fica na Rua da Represa nº 1.307.

Monte Verde

Monte Verde

Monte Verde


Outro ponto alto do meu passeio, depois da Pedra Redonda, foi conhecer a loja Sabor Chocolate que na própria entrada diz ser "o melhor chocolate artesanal de Monte Verde". Logo na entrada recebemos um chocolatinho para provar e o sabor me ganhou na hora.

Comprei trufas diferentes, além de chocolate puro, minha irmã também pegou alguns vidros de doce. A compra de cada uma saiu por R$20,00. Tudo é realmente gostoso, mas o melhor de tudo sem dúvida, são as trufas cremosas e saborosas.

Monte Verde

Monte Verde


Se estiver em Monte Verde, não deixe de conhecer a Sabor Chocolate e comprar as trufas, eu não lembro o valor delas, mas não é caro. A loja está em dois endereços, na Avenida Monte Verde, nº 858 e a que eu fui, que é a fábrica, fica na Avenida Monte Verde, nº 2.174.

Depois de lá conhecemos o Orquidário do distrito. Ele é bem pequeno, mas tem plantas diferentes como a planta carnívora, que nunca tinha visto de perto e outra planta que não conhecia também, que tem o curioso aroma de chocolate. 

Monte Verde

Monte Verde


Se quiser visitar o orquidário, ele fica na Avenida Sol Nascente nº 1.000 e funciona de sexta-feira das 10h00 às 15h00 e de sábado, domingo e feriados das 10h00 às 17h00.

Para finalizar o passeio, fomos comer pão de queijo e acabei tomando um chocolate quente, não podia faltar!

Super recomendo Monte Verde no verão, para quem não gosta de passar frio como eu, assim você poderá apreciar a paisagem e fazer passeios diversos. Há muito o que fazer por lá, existem outras trilhas e picos e cachoeira.

Também recomendo o passeio com o José Alberto que foi super simpático com seu sotaque mineiro e até parecia um membro da família passeando com a gente.  Segue o contato dele (35) 3438-1855 / (35) 8411-7477.  =)


Me acompanhe nas redes sociais:

Veja também:

0 comentários

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal