Florianópolis

Florianópolis: Barra da Lagoa, Trilha e Piscinas Naturais

fevereiro 09, 2015

A Praia Barra da Lagoa é uma praia de Florianópolis muito agradável, bonita e movimentada, com bastante gente e a maioria são famílias. Achei o mar limpo e na praia tem muita gente bonita.

Passei o dia todo por lá, com um pessoal que conheci no hostel em que estava hospedada. Nós deixamos o carro em um estacionamento que nos cobrou R$15,00. Mas só depois descobri que nessa praia tem um estacionamento público.

Achei caro para comer na Barra da Lagoa, eu só havia comido na Armação, que estava um pouco mais em conta. Mas como a praia recebe muitos turistas estrangeiros, talvez isso justifique a prática de preços mais elevados.

Praia Barra da Lagoa


Aconteceu uma coisa bem legal por lá. A praia fica próxima do Projeto Tamar de Florianópolis, inclusive dá para ir a pé da praia até lá. E tinha uma equipe do projeto na praia, pois eles iam soltar uma das tartarugas que eles cuidavam de volta ao mar.

A tartaruga tem 7 anos e quase a praia toda se juntou para ver ela de perto, tocar nela e ver ela nadando. Foi a primeira vez que vi uma cena assim na minha frente.

Estava com minha GoPro prontinha para filmar ela passando na minha frente. Quando o moço soltou a tartaruga, ela estava lá do outro lado, mas conforme ela foi andando e nadando, veio vindo em minha direção.

Poxa vida, ela está vindo na minha direção, vou fazer o vídeo da minha vida agora, primeira vez que vejo uma tartaruga nadando de pertinho e ela ainda vem passar na frente da minha câmera!

Mas bem na hora o mar estava turvo de areia, e não deu para ver nada na minha filmagem subaquática...  =/

Ok, fora isso, a praia tem outros encantos. Há um farol, onde você avança um pouco mais no mar e fica legal para tirar fotos, dá para ver a praia de outro ângulo.

Tem algumas pessoas que pescam por ali e você avista muitos barcos, lanchas e jet ski atravessando o mar, porque bem ao lado desse farol eles entram em um canal que chega até a Lagoa da Conceição.










Isso aí é só uma gotinha de água na lente  :)





Também ouvimos muito falar de umas piscinas naturais lá na Barra da Lagoa. Para chegar até lá, é preciso atravessar a ponte que passa por cima do Canal da Barra da Lagoa e subir uma ruela. Em 5 minutos você chega primeiro na Prainha do Leste que também é conhecida como Prainha da Barra da Lagoa.

Prainha do Leste


Só olhamos a Prainha de longe, porque queríamos pegar a trilha, e também o ambiente ali em cima estava um pouco mal cheiroso com vários sacos de lixos e lixeiras bem em frente à praia, mas achei a vista bonita.

Seguindo em frente você entra em uma trilha bem marcada, então não tem como se perder. A parte da trilha foi bem legal, porque é algo que gosto muito de fazer. Andamos por cerca de uns 20 minutos, porque tem partes com várias pedras e outras partes que a areia estava molhada e podia escorregar, então fomos com cuidado.


Vista do mar a partir da trilha


Chegando lá, achamos o visual incrível. Ficamos muito em dúvida se aquilo seria classificado mesmo como uma piscina natural, porque pra mim era mais o fundo do mar, não tinha uma separação entre piscina e mar. Mas enfim, eu dei uma pesquisada na internet e até no G1 (site de notícias da Globo) consta como sendo uma piscina natural.



Ali tem até uma lanchonete no meio das pedras, com mesinha e cadeiras, tem lixeira para o pessoal descartar o lixo, tem gente que fica tocando música e olhando o mar (tinha um cara tocando ukulele, gosto muito do som desse instrumento).



Mas a grande atração é pular no mar, ou na piscina natural, a partir das pedras. As pedras têm diversos tamanhos, para aumentar a adrenalina ao pular. Como achei bem difícil subir nas pedras maiores, me contentei em pular da mais baixinha.

Tinha um cachorro muito doido se divertindo à beça, pulando e nadando com todo mundo. Como tem barcos que chegam ali para o pessoal pular na água também, fica fazendo umas ondinhas no mar, e eu percebi e também notei outras pessoas falando, que é meio difícil voltar para a pedra e sair da água.



Então eu recomendo a você que quer fazer esse passeio, que não pule no mar se ele estiver com ondas fortes. Além de ser difícil subir na pedra de novo para sair - porque não tem faixa de areia, somente pedras - você pode ser jogado contra elas e isso é muito perigoso.

E no geral, também tome bastante cuidado para não escorregar nas pedras que ficam cheias de lodo.



Depois de nadarmos um pouco, voltamos para a Praia Barra da Lagoa, para aproveitar o finalzinho do dia.

No dia seguinte eu fiz o check-out e parti para uma nova aventura na cidade de Bombinhas, e você confere tudo no próximo post.   ;)


- Confira todos os posts aqui!


Veja também:

2 comentários

  1. Qual camera vc utiliza? Tem uma boa angular ? Otimas fotos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou :)
      Eu uso a GoPro Hero3+ Silver Edition. Ela ajuda bastante para as fotos ficarem boas, porque eu não tenho muita experiência haha.

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal