Dicas

Dicas sobre a Vacina da Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação

novembro 24, 2014

Vacina da Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação


Nessa semana tomei a vacina que protege contra a febre amarela e tirei o meu Certificado Internacional de vacinação, e nesse post vou dar dicas rápidas sobre quando e qual a necessidade de tomar essa vacina que é gratuita!

A Febre Amarela é transmitida por mosquitos contaminados (o Aedes Aegypti é um dos principais transmissores) e as epidemias ocorrem na América Central, na América do Sul e na África.

Uma pessoa com febre amarela apresenta nos primeiros dias sintomas parecidos com os da dengue, malária e leptospirose: febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes preta e diminuição da urina.

E a prevenção é necessária, porque é uma doença grave que pode ter complicações e levar à morte. A seguir comento sobre as dúvidas mais comuns dos viajantes.

Quando é necessário tomar a vacina da Febre Amarela?


Quando a pessoa reside ou vai viajar para locais de risco. A vacina deve ser tomada até 10 dias antes de sua viagem (para fazer efeito) e pode ser tomada a partir dos 9 meses de idade.

Quais são os países que exigem a vacina da Febre Amarela?


Bom, a lista de países é beeeem extensa, por isso eu vou indicar o arquivo com a relação de países feito pela Organização Mundial da Saúde, para você consultar o seu destino.

O arquivo está em inglês mas acredito que dê pra entender todos os países mesmo se você não fala o idioma. Leia aqui a versão completa ou aqui a versão resumida. E no Brasil, quais são os locais de risco da Febre Amarela?

Tanto para quem vai viajar quanto para quem mora nas regiões de matas e rios de todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), precisam tomar a vacina se nunca tomaram ou se tomaram há mais de 10 anos.

Onde posso tomar a vacina contra a Febre Amarela?


Nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem a vacina na sua cidade. Eu pesquisei no Google para saber quais eram os postos que ofereciam a vacina na minha cidade e fui no mais próximo de casa. :)

As pessoas vacinadas em Unidades do SUS recebem o Cartão Nacional de Vacinação na cor branca e que tem validade em todo o território nacional. Mas se você vai viajar para fora do país, será necessário emitir o CIV-Certificado Internacional de Vacinação.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação?


Quando tomar a sua vacina contra febre amarela no posto de saúde, você receberá as instruções para emitir o seu CIV. Realize o seu cadastro no site da Anvisa antes de solicitar o seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para adiantar o atendimento.

Acesse www.anvisa.gov.br/viajante e clique em Cadastrar Novo:

Vacina da Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação
Depois é só comparecer em um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante, portando a Carteira de Identidade, ou o Passaporte ou uma Cédula Profissional (tipo OAB, CREA, CRF, CRM etc). Para menores de idade é necessário apresentar a Certidão de Nascimento.

Vacina da Febre Amarela e o Certificado Internacional de Vacinação

Esse é o Certificado que tem cor amarela! Mas nessa foto a cor mudou um pouco

Eu tirei o meu CIV na prefeitura da minha cidade, mas você pode consultar a lista dos centros aqui.

Dica Importante: Tanto o Cartão Nacional de Vacinação (branco), quanto o Certificado Internacional de Vacinação (amarelo) são pequenos (cabem na palma da sua mão) e devem ser carregados em todas as suas viagens, junto com os seus documentos. =)

Beijos e tenha uma ótima viagem!

Veja também:

0 comentários

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal