Cancun

O que aprendi sobre tequila no Museu da Tequila

outubro 14, 2014




Olá viajantes!

O post de hoje está um pouco cultural (e alcoólico) porque eu visitei um museu no México. É o Museo Sensorial da Tequila que fica em Cancun e vale a visita para você comprar umas coisinhas.

Se for com um guia, ele vai te contar como é feita a tequila e mais algumas curiosidades sobre a bebida que vou compartilhar com vocês nesse post!  :D

A Tequila é feita da planta agave-azul e é preciso esperar que ela cresça ao menos 7 anos! Ela fica com uma altura de 2 metros e somente se usa a base da planta, as folhas são cortadas e jogadas fora.

A base fica com a aparência de um abacaxi, que chamam de piña ou coração de agave. Nas fábricas de tequila essas bases são cortadas e colocadas no forno durante 72 horas.

A mais pura tequila vendida tem indicado na garrafa 100% agave. Aí que aprendi que a famosa José Cuervo que pedimos nos bares por aqui, é uma tequila misturada e na verdade só contém 51% de agave e colocam sabores e cores artificiais...    =(

Voltando ao processo de fabricação da tequila, depois de se obter o suco da planta, ele passa por um processo de fermentação natural de 2 a 3 dias e resulta num produto que é destilado duas vezes.

Depois da segunda destilação começamos a ter as primeiras variedades de tequila:






A tequila branca (silver) é usada para fazer bebidas misturadas ou tomar com limão e sal, porque essas tequilas brancas só contém mesmo o sabor da planta verde e fresco.



Já as outras que ficam nos barris, não são recomendadas tomar com limão, porque ele tira o gosto do carvalho. Inclusive eles fazem um bochecho com a bebida na boca para apreciar o gosto.



O segundo tipo chama Reposado e fica de 2 a 11 meses em repouso no barril de carvalho. Nesse tempo a tequila pega a cor e o gosto do carvalho.




A terceira chamam de Añejo que é mais envelhecida e curtida. Fica de 1 a 2 anos no barril de carvalho e é recomendada para quem gosta de bebidas com sabor amadeirado como o whisky.

Alguns tipos de destilarias produzem um quarto tipo de tequila, que seria a mais "top" rs.





As chamadas Extra Añejo ficam nos barris de 3 a 7 anos! O guia disse que se alguém for te vender uma tequila mais envelhecida que isso é mentira! O tempo máximo que ela fica são 7 anos.

Segundo ele, só existe uma tequila mais velha, com 15 anos, e está lá no Museu da Tequila e pode ser comprada por 600 dólares mais ou menos.

Gente, sabemos que quanto mais envelhecida uma tequila, mais forte ela é e essas tequilas 100% agave são bem mais fortes que a José Cuervo (eu experimentei), se eu beber um golinho dessa de 15 anos acho que já dá um coma alcoólico! hahaha

Bom, lá existem outros produtos a venda feitos de tequila. Tem um tipo licor, que é uma mistura de café, baunilha e canela, lembra um pouco Amarula e a base dessa bebida é aquela tequila branca.

Tem outra cremosa com sabor de chocolate e outras com sabor de frutas como coco, manga e morango.

Ou seja, tem tequilas para todos os gostos!  :)

O Museu da Tequila fica no Shopping Plaza Kukulcán, dentro de uma loja que vende artesanato e itens para levar como lembrança de Cancun.

Ele aparece no vídeo abaixo que está no meu canal do YouTube:




Eaí você também curte uma tequilinha? haha

Veja também:

0 comentários

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal