Cancun

CANCUN: Chichen Itza + Cenote Ik-Kil

julho 11, 2014

chichen itza cenote ik kilO papo de hoje é sobre o passeio à Chichén Itzá e o Cenote Ik-Kil, e como já disse em outro post, existe alguma variação de percurso e tempo, dependendo com qual agência você fecha o passeio. Como fui com um pacote com a CVC, também fechei meus passeios com essa agência.

Partimos de Cancun à Chichén Itzá para ver as ruínas maias de perto. Durante o caminho tivemos um guia que foi contando um pouco da história, mostrando algumas fotos e objetos maias e, depois de umas 2 horas mais ou menos, chegamos à primeira parada que foi o Cenote Ik-Kil.

cenote ik kil cancun Cenotes são cavidades naturais que expõem águas subterrâneas, também chamamos de poços naturais. Sempre quis conhecer um poço natural, via em fotos e achava o máximo, por ser muito lindo e por dar uma sensação de aventura.

cenote ik-kil cancun
Escadaria que leva até o poço

Não sei se vocês compreendem essa minha emoção, mas esses poços ficam “no meio do nada”, são profundos e tem um “quê” de místico rs.

Os cenotes são comuns em ilhas e regiões costeiras; lá na região existem vários deles. Ik-kil fica no município de Tinúm, Estado de Yucatán, no México.

cenote ik kil cancun
Lá tem vestiários e você também pode alugar toalhas e coletes salva-vidas. Mas você pode também levar sua própria toalha na mochila e depois é só deixar no ônibus para não carregar peso em Chichén Itzá. Se quiser levar uma lembrança mais sofisticada, lá é possível gravar nomes ou datas na prata com símbolos maias, para ter um pingente personalizado.

Esse poço tem 50 metros de profundidade, por isso o colete salva-vidas para quem não sabe nadar. Eu subi na plataforma mais alta para pular, no fim do post você verá o vídeo. Pode não parecer alta, mas era! Deu muita adrenalina, meu coração bateu bem forte, foi bem marcante, então foi a melhor parte do passeio pra mim :)

Depois de lá, almoçamos em um restaurante (o almoço, exceto a bebida, estavam inclusos) que tinha a opção de comida internacional e a tradicional mexicana. Escolhi essa última para entrar no clima. Algumas moças com roupas típicas cantaram pra gente equilibrando objetos na cabeça em troca de gorjetas e depois descansei um pouquinho nas redes que tinham por lá.

passeio cancun mexico
Restaurante e suas redes ao fundo

Nessa parada tinha uma grande loja com artesanato mexicano, mas se quiser comprar esses itens, deixe para comprar no sítio arqueológico de Chichén Itzá que é muito mais barato. Os guias vão te aconselhar a comprar nessa parada, pois há garantia dos produtos, e a dos vendedores que ficam nas ruínas não. Caso quebre seu artesanato, não há como trocar.

Mas acredito que valha o risco, é só você ter um pouquinho de cuidado. Lá em Chichén Itzá você deve treinar suas habilidades de negociação e caso acredite que não tenha lábia, apenas diga que não vai comprar e vire as costas, é muito simples e o vendedor vai abaixar o preço na hora!

É sério, não perca a oportunidade de pechinchar, você vai economizar muito e levar muito mais coisas. Para testar, perguntei o preço de um objeto e o vendedor me disse que custava 150 pesos. Eu disse que estava caro e virei as costas, ele disse 100 pesos, eu disse "não obrigada", dei dois passos, e ele gritou 50 pesos! Viram? Hahaha

caveira mexicana
Minha caveira mexicana

Eu comprei uma caveira mexicana como lembrança do México. Acho ela muito bonita e descobri que a caveira para eles significa vida! Nas ruínas de Chichén Itzá tem muitas caveiras gravadas.

chichen itza

O tempo que ficamos lá é muito pequeno. Eu aconselho você a já tirar suas fotos enquanto o guia vai dando as explicações sobre cada ruína, eu deixei para tirar depois e simplesmente não deu tempo.

Se você decide abandonar o guia para ter tempo de registrar tudo na câmera, também acaba perdendo toda a explicação. Então já tire suas fotos, fique de ouvidos atentos no guia, assim sobra um tempinho para comprar suas lembrancinhas.

chichen itza
Venda de artesanato no sítio arqueológico

Normalmente lá é muito quente, muito mesmo! Quase não tem sombra, então passe bastante filtro solar e beba água. Você pode ir de chapéu ou boné e até levar um guarda-chuva para te proteger do sol, se for mais sensível.

A pirâmide que é a ruína mais famosa de Chichén Itzá, chamada Templo Kukulkán ou El Castillo, uma das Sete Maravilhas do Mundo, fica cercada por uma corda, assim como outras ruínas de lá, para que as pessoas não entrem nelas e fiquem melhor preservadas.

chichen itza cancun




O guia disse que até o ano de 2002 ainda era possível entrar e tocar em todas as ruínas e escalar a pirâmide. A pirâmide era escalada, porque aqueles degraus que você vê na foto, são pequeninos, você tinha que ir subindo na pontinha dos pés, pois os maias tinham estatura muito baixa e isso torna as grandiosas construções deles ainda mais incríveis.

El Castillo Templo Kukulkán
Outra curiosidade que eu não sabia, é que dentro dessa pirâmide tem outra pirâmide, deu mais vontade ainda de entrar.

Templo Kukulkán Sete Maravilhas do Mundo

chichen itza mexico



chichen itza cenote ik kil


chichen itza

Quando eu estava lá, a bateria da minha câmera acabou, então essa parte eu filmei pelo celular. Espero que curtam o vídeo, todo o barulho de pássaros cantando que você ouvir, mesmo nas partes que tem música de fundo, são reais. Os pássaros pareciam cantar uma música, muito gostosa e relaxante.

Ah e na parte em que estou nas ruínas, se você ouvir um barulho de gato/onça, na verdade é um som produzido por um dos artesanatos dos mexicanos. Ao soprar, produz esse som, e os vendedores soltavam esses barulhos o tempo todo rs.



Agora eu estou curiosa para saber o que você achou desse passeio? Também gosta de passeios culturais assim?

Veja também:

4 comentários

  1. Oi estou acompanhando seus posts e vídeos no YouTube. Te encontrei pesquisando sobre o Egito que é um passeio que pretendo fazer. Me interessei por esse passeio também queria saber se os guias falam português se não será possível alguém fazer sem falar inglês ou espanhol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeferson, essa viagem à Cancun eu fiz com a CVC e os passeios todos foram com eles, então o guia falava português.
      Tem como você fechar com outros guias lá, mas não tenho certeza quais idiomas eles falam.
      Obrigada por acompanhar. :)

      Excluir
  2. Olá! Adorei seu passeio, estou pensando em fechar com a CVC tbm. Você lembra o valor que pagou? e o tempo que levou entre cancun e esse cenote? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tata, ali no post eu citei que demorou por volta de 2 horas entre o hotel em Cancun e o cenote. Eu fechei essa viagem em maio de 2014 e na época paguei R$ 4 mil pra 7 dias de hospedagem com alimentação, passagens aéreas e traslados inclusos. Eu considero até hj essa como a melhor viagem da minha vida =)
      Se quiser ver todos os posts de Cancun, acessa esse link: http://bit.ly/PostsCancun
      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal