Rio de Janeiro

Arraial do Cabo: Um Destino Lindo e Barato

julho 31, 2014



Arraial do Cabo


Olá praieiros de plantão!


A Região dos Lagos do Rio de Janeiro contém praias belíssimas de água muito limpa. Sou apaixonada pela capital Rio de Janeiro, mas as praias da Região dos Lagos são mais limpas e próprias para mergulho.

A região compreende 7 municípios, mas acredito que os mais visitados pelos turistas sejam Búzios e Cabo Frio. Essas duas cidades ficam bem próximas de Arraial do Cabo, dessa forma você pode se hospedar em Arraial e visitar as duas de carro ou de ônibus.

Fui para lá dois verões seguidos, em 2010 e 2011, sendo que no primeiro ano fui conhecer Cabo Frio e no segundo visitei Búzios.

Cabo Frio é muito bonita também, mas muito cheia; muitos turistas vão para lá. No caso eu sempre prefiro as praias mais vazias.

Já em Búzios visitei mais praias, algumas são mais cheias e outras são desertas; lá é fácil encontrar turistas de fora do Brasil e se tiver sorte, alguma celebridade também.

Mas voltando a Arraial, cidade muito querida por mim, fiquei hospedada os dois anos no mesmo hotel que se chama Hotel Praia Grande.

O hotel é simples, o que proporcionou diárias bem baratas, mas também bem ajeitado. A diária incluía café da manhã.

Outro hotel que posso recomendar é o Summer Hotel. Não me hospedei nele mas fui conhecer e também almoçava e jantava no restaurante deles todos os dias, o Água na Boca, restaurante por quilo com várias opções de comidas deliciosas.

A cidade é bem simples mesmo, tem algumas lojinhas, uma praça central com shows no verão, e ali próximo ao hotel tem um supermercado.

O grande destaque mesmo são as praias e o mergulho, que acabei não fazendo  :p

Antes de apresentar as praias, vou dar a dica pra você que não vai de carro, como foi o meu caso.

Peguei um ônibus a partir do Rio de Janeiro, que demorou umas 3 horas para chegar até Arraial, pois faz umas paradas no caminho para pegar mais gente e pro pessoal ir ao banheiro (por isso se você vai de carro acho que chega em 2 horas).

A rodoviária de Arraial fica pertinho desses dois hotéis. Se for se hospedar no Hotel Praia Grande é só seguir em frente andando, ele fica um pouco depois do cemitério.

A cidade é bem pequena, eu cruzava ela toda a pé, ía andando de uma ponta a outra para ir às praias.

Agora vamos às minhas praias favoritas:

Praia do Forno Arraial do Cabo
Praia do Forno vista do alto da ladeira

Para chegar à Praia do Forno você pode ir por mar de barco/escuna ou a pé que foi o meu caso.

A ladeira é um pouco longa, mas nada tão difícil, muita gente vai a pé. Só não recomendo ficar levando um monte de coisas para não dificultar demais a subida.

Chegando lá em cima você pode ver a Praia dos Anjos de um lado (não é tão boa para banho e é cheia de barcos) e a linda Praia do Forno do outro. Agora é só descer e aproveitar o mar.

Praia do Forno
Praia do Forno com suas águas transparentes

A praia é muito bonita e a temperatura da água é normal (não é um forno rs) e você pode alugar um kaiak. Eu aluguei e foi muito gostoso; você pode ir bem longe no mar e pular na água enquanto a outra pessoa permanece nele.


Arraial do Cabo Rio de Janeiro


Diferente da Praia do Forno que tem água verde vista de longe e temperatura amena, a Praia Grande tem água azul e extremamente gelada haha.

Arraial do Cabo RJ
Foto: TripAdvisor - Praia Grande Vista de Cima

Essa praia também é muito bonita. É bastante extensa e tem uma areia macia e bem branquinha e mar bastante forte, procurado também por surfistas.

A água é tão gelada que já apareceram pinguins por lá, se prepare um pouquinho para entrar rs. 

Ah e tome bastante cuidado, pois as ondas são bem fortes, não vá muito para o fundo, a final de contas, não podemos depender muito dos salva-vidas.

Praia Grande Arraial do Cabo
Surfista ao fim da tarde na Praia Grande

Se você é admirador de pôr do sol como eu, não o perca nessa praia. Eu ia todos os dias no fim da tarde para apreciar esse show da natureza.

por do sol Arraial do Cabo
Pôr do sol na Praia Grande

Essas duas praias que apresentei possuem quiosque para alimentação. Agora vamos ao ponto mais alto da viagem, literalmente.


pontal do atalaia Arraial do Cabo
Vista do Pontal do Atalaia

O Pontal do Atalaia é um morro bem alto, onde você tem a vista de toda a cidade. Dá pra ir a pé também, assim como fui, mas tudo que é subida cansa um pouquinho. Ande sempre com uma garrinha de água para garantir  ;)


Arraial do Cabo
Vista de uma das praias do Pontal do Atalaia

A vista é linda, dá pra ver mar pra tudo que é lado que você olhar. O pessoal vai lá pra olhar de cima mesmo, mas como sou levemente aventureira, decidi descer até o mar!

Arraial do Cabo
Mar visto mais de perto

Não tinha caminho já trilhado, então acho que as pessoas não costumam fazer isso. Fica aqui a ideia para você descer também se quiser, é bem legal se você descer com cuidado.


Arraial do Cabo


Se você curte praia como eu, Arraial do Cabo é uma boa pedida. E para os baladeiros, a cidade fica próxima ao agito noturno de Búzios.

Um beijo e boa viagem!  ;)




Veja também:

0 comentários

Obrigada por comentar! =)

Se inscreva no Canal